Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 09:24:41
Geral

Perucas

Doação de cabelos também é um gesto de amor ao próximo. Os cabelos se tornam perucas para pacientes em tratamento de câncer.  A professora Fernanda dos Santos conta sua experiência.

Perucas

07/06/2016

Todos sabem da importância em doar sangue e ser cadastrado no Banco de Medula Óssea para pacientes com câncer, mas uma outra modalidade de doação tem chamado a atenção de quem quer ajudar: a doação de cabelos. Sem idade predefinida para começar a doar, mulheres, homens e crianças podem participar. Os cabelos se tornam perucas para pacientes em tratamento de câncer.

O primeiro passo para quem deseja doar os cabelos é procurar uma instituição que trabalhe com ações sociais voltadas para a confecção de perucas destinadas a pacientes com câncer. O doador deve então entrar em contato com a instituição, que muitas vezes orienta a preencher um formulário para o envio.
Na hora de cortar os cabelos é importante que ele esteja limpo e preso com um elástico, para que se aproveite o maior número de fios possíveis e o corte deve ser feito um dedo acima do elástico. O cabelo deve estar seco, pois pode criar mofo, já que não tem como secá-lo após o corte.

O comprimento varia de acordo com a instituição, mas geralmente pedem que a mecha tenha entre 10 e 30 centímetros. Geralmente são aceitos cabelos tingidos e que tenham passado por processos químicos fortes, desde que eles estejam hidratados e sem pontas duplas; cabelos grisálios também são bem-vindos nas instituições. Antes de colocar no envelope é necessário guardar com cuidado dentro de um pacote plástico.

Palavras de quem já doou

A professora Fernanda Leite dos Santos contou um pouco da sua experiência na doação das madeixas. “No ano de 2014 eu estava com o cabelo muito comprido, por que eu havia deixado crescer para o meu casamento. Eu já estava cansada do cabelão, quando entrei na internet e vi uma ONG paulista chamada Rapunzel Solidária, que arrecada cabelos para fazer perucas para mulheres que têm câncer, então resolvi cortar e ia mandar para lá. Mas quando eu ia mandar, fiquei sabendo de um projeto que teve na Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Portão em Curitiba, que ia ajudar o Projeto Cabelo Amigo. Eu mandei por uma amiga que também ia doar e a mecha ajudou esse projeto. Foram mais de 30 centímetros de cabelo. Natualmente a gente tem esse apego com o cabelo, mas cabelo cresce e saber que tem um pedaço de mim ajudando outras pessoas foi muito gratificante”.

O Projeto Cabelo Amigo faz parte da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba, e as perucas são destinadas à mulheres e crianças em tratamento no HC. Quem quiser participar pode levar as mechas - que devem ter 15 centímetros ou mais -, na Av. Agostinho de Leão Jr., 336, no Alto da Glória, em Curitiba. Lá também podem ser doados lenços, turbantes e perucas.