03/06/2016
Por Luis Augusto Cabral
Parada desde o dia 18 de abril último, e com muitos pedidos de produtos para entregar nos próximos meses, a Porcelanas Schmidt deve voltar a funcionar na próxima segunda-feira (06). Pelo menos é isso o que espera a diretoria da Empresa, que entrou com pedido de Recuperação Judicial, na Justiça de Campo Largo, no início da semana, e espera a homologação da medida ainda nesta sexta-feira. Também nesta sexta, os trabalhadores vão decidir, em Assembleia Geral, se aceitam ou não voltar ao trabalho imediatamente.
Pelo menos 120 trabalhadores, sendo 55 da unidade de Campo Largo, 45 de Pomerode-SC e 30 de São Paulo, foram desligados dos quadros da empresa, sendo 80 deles voluntariamente. Alguns, inclusive, já conseguiram colocação em outras empresas. A expectativa da diretoria, agora, é de que a Schmidt volte a crescer, já nos próximos meses, uma vez que há demanda por seus produtos, no mercado interno e inclusive no exterior.
Dinheiro
Paulo Andrade, presidente do Sinpolocal, Sindicato dos Trabalhadores, informou à Reportagem da Folha de Campo Largo que está otimista com a possibilidade da Schmidt voltar a funcionar. São cerca de 500 funcionários, só na unidade de Campo Largo, que conquistaram, depois de muita luta, uma verdadeira batalha para receber o pagamento de fevereiro (março já havia sido pago), e parte do salário de abril. Os recursos foram bloqueados na Justiça e o pagamento foi realizado diretamente pela Justiça do Trabalho e Sindicato, com acompanhamento pela área administrativa da indústria.
“A empresa está prometendo acertar, nos próximos dias, o restante do salário de abril, negociar o pagamento do salário de maio, mês inteiro no qual os trabalhadores estavam em licença remunerada, e pagar em dia o salário de junho, inclusive o vale-mercado”, explica o sindicalista. A Assembleia dos Trabalhadores será realizada na manhã desta sexta-feira (03), na sede do Sinpolocal. Se os trabalhadores aprovarem a proposta patronal, os fornos da Schmidt devem ser religados já na próxima segunda-feira (06).