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Óculos

Projeto viabilizará gratuitamente 200 óculos para alunos da rede pública que necessitam, mas não tem condições de adquiri-los

Óculos

22/04/2016

Na última quinta-feira (14), foram entregues, de forma simbólica, os primeiros óculos do Projeto Bartimeu, ação promovida através de uma parceria entre a Prefeitura de Campo Largo — secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte, ONG Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI), Óticas Campo Largo e o francês Franck Manierka, empresário que fez a doação das armações dos óculos. O projeto viabilizará gratuitamente, até o final do ano, cerca de 200 óculos para alunos da rede pública de ensino que necessitam do objeto e que não teriam condições de adquiri-los, bem como para aqueles que precisam de revisão de grau ou de um novo óculos.
“Como médico, sei bem o quanto a falta de um óculos pode interferir no desenvolvimento de uma criança, principalmente nessa fase primordial que é o ensino fundamental. Através desta parceria com o setor privado, estamos vencendo mais esse problema, pensando no futuro dos nossos cidadãos e da nossa cidade”, comenta o prefeito Affonso Portugal Guimarães.
De acordo com a Secretaria, a escolha dos contemplados acontece da seguinte forma. É realizada uma triagem com os alunos de escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade do município, para que posteriormente sejam encaminhados ao oftalmologista, escolham as armações e recebam seus óculos. Em maio, a ação beneficiará os alunos dos Três Córregos.
“Exames já realizados nos alunos daquela localidade mostram que cerca de 25 deles necessitam de óculos. Vamos de passo em passo e com a ajuda dos parceiros auxiliar aos alunos que mais precisam”, comenta a coordenadora da equipe de Educação Especial do município, Agna Poletto.
Uma das crianças que esteve na entrega simbólica e que já inclusive escolheu a armação do seu primeiro óculos na vida foi o pequeno Erick de Oliveira, aluno de seis anos da Escola Primeiro de Maio. De acordo com Vanessa, sua mãe, foram os professores que suspeitaram da sua necessidade em usar o objeto.
“Em casa, nunca percebemos a necessidade dele, mas seus professores nos alertaram, citando que quando ele sentava ao fundo da sala, seu rendimento e atenção caiam, sentindo maior dificuldade em absorver o conteúdo, situação bem contraria de quando ele era realocado para a primeira carteira da fila, próxima ao quadro negro, quando seu desempenho era bem melhor”, comenta Vanessa de Oliveira.
“Tenho certeza que vai ajudar demais ele, o quanto antes ele começar, menos ele vai sofrer. Estamos felizes e agradecemos a oportunidade”, finaliza.
Responsável pela doação das armações, o francês Franck Manierka finaliza complementando a importância do uso do objeto na infância, para que os alunos tenham uma perspectiva melhor de futuro.
“Para uma criança que precisa, é imprescindível ter seus óculos, porque os problemas ocasionados pela falta de visão, inclusive durante o ensino em sala de aula, irão afeta-las pela vida inteira. É impossível para uma criança estudar e aprender com esse problema, pois tudo em uma sala de aula é visão, por isso é indispensável providenciar”, conclui.

CADI
O CADI Brasil é uma organização de assessoria e governança institucional que serve de apoio para as unidades do CADI e parceiros em todo o Brasil. Ela nasceu para consolidar e potencializar de forma coordenada o movimento gerado pelo CADI e seus parceiros, na mobilização da Igreja para uma ação social transformadora, dentro de um paradigma missiológico integral a partir de uma visão cristã de mundo.
No sentido de alavancar o potencial latente de mobilização e transformação social das comunidades de fé no Brasil e no mundo, o CADI Brasil se propõe a ser a organização articuladora das bases locais do CADI, organizando e implementando um formato de “franquia social”, permitindo a replicação de métodos, técnicas, conhecimentos e experiências bem-sucedidas em intervenções sociais, tendo a Igreja como parceira prioritária.