Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 11:39:41
Geral

46 anos

Escola Municipal Reino da Loucinha comemora 46 anos. A história da escola foi lembrada pela diretora Sandra Mara Boaron Campesi.
 

46 anos

18/04/2016

Por Luis Augusto Cabral

A Escola Municipal Reino da Loucinha, uma das maiores e mais importantes de Campo Largo, nasceu pequena, ocupando um espaço acanhado na Praça Getúlio Vargas, no dia 02 de abril de 1970. Na época, o prefeito Emigdio Pianaro encontrou, nas comemorações do Centenário da Emancipação Política de Campo Largo, o momento certo para implantar um projeto que atenderia, principalmente, as famílias das pessoas que trabalhavam no comércio, no centro da cidade, e não tinham onde deixar as crianças num Jardim de Infância.

A praça era um local improvisado, mas bem aproveitado, e trazia o conceito de colmeia, com espaços modulares onde as “abelhinhas” ficavam boa parte do tempo, e depois saíam para brincar. O nome Reino da Loucinha homenageava a Capital da Louca, mas o símbolo era uma abelha que, com o passar do tempo foi se consolidando e imprimindo um estilo, uma marca que as crianças passaram a perceber e a amar. A abelha lembra o trabalho conjunto, a união; e o mel, um alimento doce e muito apreciado. A escola soube aproveitar o conceito.



Na praça
No início, nas instalações improvisadas, na Praça Getúlio Vargas,  eram apenas 90 crianças, que tinham muitas atividades recreativas e artísticas. Em 1984 a Escola passou de Jardim de Infância para Pré – Escola Municipal Reino da Loucinha, e em 1999 com a implantação do Ensino Fundamental passou a denominar-se Escola Municipal Reino da Loucinha - Educação Infantil e Ensino Fundamental, passando a atender 420 alunos. Era uma festa passar pela praça e ver as crianças, através da cerca telada, como abelhas numa colmeia.

Uma máquina motoniveladora, a primeira adquirida pelo Município, enfeitava a praça, ao lado da escola. Uma peça de museu, que acabou sendo ligada à imagem da escola, depois foi transferida para o pátio da Garagem Municipal, na Expedicionários. Hoje, um movimento da escola pede o retorno da máquina, para que fique exposta na Avenida do Centenário, em frente ao prédio atual da escola.

Evolução
Na mudança do século a Escola Municipal Reino da Loucinha já era considerada grande e uma das melhores da cidade. Os pais disputavam as vagas para colocar suas crianças na escola que ficava perto do trabalho, era lugar seguro e tinha um alto nível de ensino, melhor até que a maioria das escolas particulares da época. A pressão fazia, a cada ano, o número de crianças matriculadas crescer, até que a praça ficou pequena. A pressão, agora, era para a mudança para um local maior, melhor adequado para as crianças.

A luta de pais, professores e da sociedade em geral foi grande, até que o então prefeito Affonso Portugal Guimarães, ao transferir a sede administrativa da Prefeitura Municipal, do prédio da Avenida do Centenário para o novo complexo administrativo da Natal Pigatto, em 2001, autorizou a Escola Municipal Reino da Loucinha a ocupar o prédio da Centenário. A escola passou, no dia 08 de março de 2002, para o prédio da Avenida do Centenário, já com 890 alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Ao comemorar o 46º aniversário de fundação, no último dia 08 de abril, a atual diretora, Sandra Mara Boaron Campesi, uma das maiores entusiastas da escola, lembrou a história do Reino da Loucinha, desde à praça, onde trabalhou por melhorias para as crianças, e as conquistas alcançadas. Foram duas festas, uma pela manhã e outra à tarde. Sandra reuniu por turma os alunos, fazendo o resgate histórico da escola. O evento culminou com a presença muito importante dos pais e algumas autoridades, as vereadoras Lindamir e Fernanda; o presidente da APMF Ivan Luciano Mazur, o secretário municipal de Educação, Affonso Augusto da Cunha Filho e sua equipe, o ex-aluno Guilherme Augusto Poletto de Oliveira que abrilhantou a comemoração com a execução do Hino Nacional e outros. Os alunos cantaram também uma música sobre a criança e em seguida todos os presentes receberam um pedaço de bolo preparado pela equipe da escola. Sandra agradeceu a confiança de todos, professores, pais, alunos e toda a comunidade, lembrando que a força da escola está na participação da família.