Nesta terça-feira, dia 05 de abril, a celebração de uma missa na Igreja Matriz, com a presença dos familiares, marcou o sexto ano de falecimento do ex-prefeito Newton Puppi.
08/04/2016
*Foto: No seu primeiro mandato, Newton visitando uma empresa cerâmica
Nesta terça-feira, dia 05 de abril, a celebração de uma missa na Igreja Matriz, com a presença dos familiares, marcou o sexto ano de falecimento do ex-prefeito Newton Puppi.
Newton marcou época na cidade de Campo Largo, onde foi prefeito por três oportunidades. No primeiro mandato foi o mais jovem prefeito do Brasil. Tinha pouco mais de 20 anos. Fez uma administração revolucionária. Foi quando fundou a Cocel e construiu entre outras obras as Casas Populares Velhas, o estádio do Internacional, a sede da Prefeitura (hoje Reino da Loucinha), a parte nova do Cemitério Municipal, as escolas de Rondinha, Clotário Portugal, entre tantas outras. Além disto trouxe neste período o Colégio Kennedy para a cidade. Campo Largo foi considerado, neste mandato, um dos dez municípios de ouro do Brasil. Um marco fantástico para a época foi a chegada de energia em Bateias.
1976-1982
Newton Puppi voltou a ser prefeito entre os anos 70 e 80. Neste mandato construiu a Vila Olímpica, Casas Populares Novas, Conjunto Águas Claras, Escola Djalma Marinho, asfalto para Bateias, asfalto da Avenida dos Expedicionários – Itaqui-, do anel central, escolas consolidadas de Três Córregos e São Silvestre, início do Transporte Escolar no Brasil, construção da Delegacia de Polícia e do Ciretran, da Capela Mortuária do Centro e o asfalto chegou em Bateias.
Outro marco fundamental foi ter conseguido para o município a propriedade da Estação de Enologia, hoje Parque Newton Puppi. Com o terreno tantas outras obras públicas a cidade abrigou, como o novo Fórum, Fórum Eleitoral, Câmara Municipal, escolas, igrejas, unidades de saúde etc.
1996 – 2000
Newton cumpriu seu último mandato na virada do século. Era tempo das grandes festas de Natal na cidade, quando fez o marco do Terceiro Milênio e a bandeira do Brasil na Rondinha. Foi quando diversificou o perfil econômico da cidade, trazendo grandes empresas do polo metal mecânico e incentivando serviços.
Obras de peso também aconteceram. Asfalto por toda a cidade: Sereia, loteamentos diversos, Botiatuva, diversas creches, centros sociais urbanos, a chegada do Ligeirinho, terminal de transporte antigo (hoje Havan), integração do transporte através da Ferraria. Campo Largo foi o primeiro município brasileiro a levar luz elétrica para toda a população. Com um detalhe: a conta de luz era a mais barata do Brasil.
A Cocel foi considerada a melhor empresa de pequeno porte do país e Campo Largo um dos dez melhores municípios brasileiros para se investir.
Para Marcelo Puppi, filho de Newton, se a cidade tem saudades de um líder, a dor pela ausência de um amigo extraordinário, de um homem correto e digno, é ainda muito maior.
No segundo mandato, Newton e Augusto Vanin na Vila Olímpica lotada
No terceiro mandato, a alegria pelo primeiro veículo construído em Campo Largo