Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 12:44:45
Geral

Cuidados com a pele

Usar maquiagem vencida pode causar problemas sérios de pele. Dermatologista fala sobre uso incorreto de cosméticos.

Cuidados com a pele

15/03/2016

Comprar maquiagens é para muitas pessoas um vício, mas também é necessário cuidar delas para uma boa vida útil e o usá-las sem gerar problemas de pele. Além do cuidado com o armazenamento, a data de validade deve sempre ser levada em conta. Usar cosméticos, de qualquer natureza, vencidos podem causar irritações, alergias, acne e até infecções graves.

A dermatologista Gabriela Seidel explica que o grande problema de usar maquiagem fora do prazo de validade é que a eficácia dos componetes, em especial conservantes que deixam o produto livre de micro-organismos, só é garantida dentro daquele período. Após o vencimento ele deixa de fazer o seu papel. “A pessoa que vai usar o cosmético deve perceber algumas coisas no produto, como o cheiro, a cor, a textura, se houve separação da fórmula, formou grânulos. É importante observar porque as vezes o armazenamento incorreto também pode estragar o produto. Se a pessoa usar, ela poderá desencadear algum problema”, diz.

Os cosméticos devem ser armazenados em locais secos, arejados, longe da luz solar e do calor. Muitas pessoas guardam no banheiro, totalmente o oposto do recomendado, por apresentar oscilações de temperatura. As datas de validade, muitas vezes, vêm impressas nas caixas dos produtos; para resolver o problema é aconselhado que cole uma etiqueta no frasco do produto com a data de fabricação, lote e validade. Os pincéis de aplicação devem estar sempre limpos e secos, evitando o acúmulo de produto que pode gerar reações alérgicas.

Alguns produtos, depois de abertos, apresentam validade menor e são usados indiscriminadamente, até o final. É o caso dos batons, brilho labial, sombras, rímeis e produtos para a face. Os brilhos labiais têm duração de seis a 12 meses, e se usados fora do prazo de validade podem causar infecções fúngicas ou bacterianas. “Para aplicar batom ou gloss, sugiro sempre usar os dedos. Se sentir um cheiro desagradável, está na hora de descartá-lo”, recomenda a especialista.

Outro item de maquiagem que tem a duração menor é o rímel. “Ele dura apenas seis meses. Usar produtos como o rímel, delineador ou lápis de olho após a validade pode causar irritação, alergias, conjuntivite. Não pode colocar água no rímel quando ele fica seco para dissolver o produto, a orientação é descartá-lo”, aconselha a médica.

Os esmaltes também merecem uma atenção especial. “Já atendi casos de mulheres que desenvolveram alergia na pálpebra por causa do esmalte e a mania de ficar passando a mão no rosto.

O ideal é cada um usar o seu esmalte, individual, mesmo quando vai na manicure. Há estudos que comprovam que muitos fungos são resistentes à química do esmalte e podem ficar vivos no frasco por algumas horas. Então, é melhor evitar”, diz.

Caso perceba algum tipo de reação adversa, como ardência, pinicação ou vermelhidão ao utilizar o produto, deve-se lavar o rosto com água fria e deixar a pele descansar por um dia. Se a sensação não passar, procurar um dermatologista imediatamente. Não deve-se fazer uso de pomadas, cremes ou remédios caseiros, pois isso pode piorar ainda mais o problema. Os cosméticos são feitos para uso individual, não deve ser emprestado. As chances de adquirir algum tipo de dermatite nesse caso dobra.

Maquiagem pirata
Não é difícil encontrar maquiagens caras, de marcas famosas com preços tão acessíveis que chegam a gerar desconfiança. As maquiagens piratas podem trazer consequências sérias quando usadas em qualquer parte do corpo por não possuir nenhum tipo de controle de qualidade. “Há maquiagens de qualidade para diversos bolsos. Não tem o porquê comprar um cosmético pirata. Eles não são testados, não há garantias que aquela data de validade é verdadeira, aquele lote existe. Além do mais, o produto original te dá garantias das quantidades de aditivos usados, o pirata não”, explica a doutora Gabriela.

Linhas infantis
Por ver a mãe se maquiar, muitas crianças, em especial meninas, criam o desejo e têm vontade de usar produtos de maquiagem. O grande problema é que por se tratar de uma pele muito sensível, os produtos devem ser adequados para a idade. “Não devemos proibir que as crianças usem maquiagens, de vez em quando não há problemas. Porém, elas devem usar linhas infantis, feitas especificamente para elas. Elas possuem uma pele muito sensível, capaz de absorver os produtos e chegar ao sangue”, recomenda a especialista.