Secretaria de Políticas Sobre Drogas apresenta livro desenvolvido com a participação de alunos dos 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
04/03/2016
Engajados no objetivo de prevenção ao uso de drogas e suas consequências, estudantes, professores, pedagogos e equipe da Prefeitura de Campo Largo se uniram na criação de um livreto com textos e desenhos baseados no tema “Assustador mesmo é fazer escolhas erradas”. O projeto, que é parte integrante do Programa Pescô da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, envolveu alunos dos 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Todas as 35 escolas municipais foram convidadas a participar desta ação cultural onde os estudantes, por meio de redações e desenhos, puderam expressar os conhecimentos adquiridos sobre o tema em sala de aula. Participaram um total de 24 escolas e, cada uma delas, foi responsável pela seleção dos trabalhos, seguindo critérios predeterminados. O tema foi abordado em todas as escolas com apoio pedagógico e didático do Gibi “Cirilo”, material desenvolvido pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas que narra a história de Cirilo e sua trajetória na cidade Baforenta que foi destruída pelas drogas.
“Assustador mesmo é fazer escolhas erradas”
Com pouco mais de 50 páginas e participação de cerca de 50 crianças, o livreto, recém-lançado, aborda o assunto de forma leve e interessante, atraindo e motivando as pessoas à leitura, desmistificando a interrogatória de falar com as crianças sobre drogas. “É importante que a criança tenha este conhecimento, a criança não é o futuro, ela é o presente porque dissemina conhecimentos na sua casa, na sua família, orientando a todos que a cercam”, afirmou o secretário de Educação Avanir Mastey durante a apresentação do livro na quarta-feira, 2, na Sede do Governo Municipal.
Durante a apresentação, o prefeito Affonso Guimarães disse que é por meio das crianças que a sociedade pode fazer a diferença. “A hora de aprender o bom caminho é na infância”, disse ele lembrando que como médico acompanhou muitas histórias de sofrimento de famílias por causa de vícios em drogas.
O secretário de Políticas Sobre Drogas, Carlos Weber, agradeceu ao prefeito a confiança depositada no trabalho desenvolvido pela Secretaria, que por três anos consecutivos recebeu o Prêmio Gestor Público Paraná – PGP/PR , o qual reconhece iniciativas eficazes, de qualidade e que priorizam o desenvolvimento local.
Também esteve presente na apresentação do livro o deputado estadual Alexandre Guimarães, que foi um dos mentores da criação da Secretaria de Políticas Sobre Drogas quando secretário de Governo. Ele parabenizou a iniciativa e ressaltou o trabalho da Secretaria, que vem sendo reconhecido a nível estadual. Lembrou ainda que a experiência deve ser estendida a nível de Estado e, para tal, já propôs na Alep – Assembleia Legislativa do Paraná, a criação da Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas. “Acredito que nenhuma cidade do Paraná tem um trabalho como este que é desenvolvido aqui em Campo Largo”, disse.
Duas das crianças que participaram da criação do livreto estiveram presentes ao evento representando todas as demais. Caio da Costa Andrade compareceu acompanhado de sua mãe e Julia Vitória S. Martins foi acompanhada da pedagoga Joice Ribas de Souza.
Distribuição
Os livretos estão sendo distribuídos em todas as escolas municipais. Desenhos e textos foram publicados na íntegra e cada qual traz o nome do autor, da professora e da escola e série em que estuda.