Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:23:08
Geral

Cinzas

Fiéis lotam igrejas cristãs para missas de Cinzas. Foi iniciada a Campanha da Fraternidade, que esse ano tem como tema: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

Cinzas

12/02/2016

Por Luis Augusto Cabral

As igrejas católicas ficaram lotadas para as missas de Quarta-feira de Cinzas. Na Matriz de Nossa Senhora da Piedade o público teve que ocupar as portas e escadas, e muita gente ficou do lado de fora. A tão esperada bênção das cinzas, no final de cada solenidade, é um dos mais importantes símbolos do Cristianismo, o dever da conversão e da mudança de vida. A frase do sacerdote, ao fazer o sinal da Cruz na testa dos fiéis, com cinzas: “Converte-te e credes no Evangélio”, é guardada por todos como uma comunhão.

As cinzas, para os católicos, lembram a fragilidade da vida humana, onde todos os seres estão sujeitos à morte. Nesse primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre esta quarta-feira e a Sexta-feira Santa anterior ao domingo de Páscoa, as igrejas cristãs iniciaram também a Campanha da Fraternidade, que esse ano tem como tema: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.

Aedes aegypti
Outro detalhe importante, nas missas de Quarta-feira de Cinzas, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Campo Largo, foi a presença de um agente da Defesa Civil, que juntamente com os coroinhas distribuiu, no final de cada solenidade, panfletos alertando a população sobre os cuidados que todos devem ter com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Chikungunya e do Zica vírus.

As cinzas utilizadas para a solenidade são o resultado da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. O padre as misturam com água benta e sinalizam com o sinal da cruz na fronte de cada fiel, proferindo uma das frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

O cônego Ivanir Leonardi, celebrante das missas na Matriz da Piedade, lembrou aos fiéis a importância da Quaresma, período no qual todos devem  fazer jejum e se abster de consumir carne, tradição milenar que tem como objetivo fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta. Muitos católicos aproveitam para fazer sacrifício abstendo-se de outro alimento, bebida ou algo que goste muito. O sacrifício é parte da fé de cada um.

Na Matriz de Nossa Senhora da Piedade foram celebradas três missas, nesta quarta-feira de cinzas, duas pela manhã e uma à tarde. Em todas, o público foi grande, lotando toda a nave.