Campo Largo recebe aparelhos que auxiliam na previsão de desastres naturais
11/02/2016
Até o final deste mês, estarão instalados e em pleno funcionamento três Pluviógrafos em Campo Largo, equipamentos que têm como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no município, o que melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os equipamentos serão instalados no Centro, Cercadinho e Rivabem. A Defesa Civil de Campo Largo é quem está coordenando os trabalhos.
“Ainda em 2013 recebemos a visita de um técnico do órgão e desde então temos trabalhado para conseguir os equipamentos. Agora que conseguimos, teremos amplas condições de obter dados estatísticos, e assim prever possíveis intempéries da natureza, permitindo medidas rápidas, isto é, orientações para adotar medidas imediatas em situações de risco”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Campo Largo, Alexandre Telesse.
O Pluviógrafo é um equipamento utilizado para coletar e registrar, continuamente no tempo, a intensidade das chuvas. Os registradores são dotados de um coletor que apara a precipitação e a transfere à unidade sensível. Possui um mecanismo de registro capaz de traçar a curva representativa da evolução da chuva com o tempo, sobre um diagrama apropriado conhecido como pluviograma.
Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, será necessário instalá-los em locais descobertos onde não existem obstáculos, como árvores, prédios altos etc., que venham a interferir na quantidade de chuva captada. Os equipamentos que serão instalados irão enviar os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.
“Os pluviômetros ampliarão o monitoramento das chuvas no município, por transmitir as informações em tempo real. Esperamos que com a ajuda deles não soframos tanto com as chuvas decorrentes, pois os dados coletados no decorrer do tempo poderão a ajudar nas previsões. Estamos esperançosos com estas instalações”, relata o coordenador.
O equipamento funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, ininterruptamente. A instalação também irá aprimorar a previsão do tempo para o município, visto que hoje em dia, estas informações vêm de Curitiba. “Não temos o poder de evitar uma chuva de granizo ou até mesmo uma tempestade. Mas teremos a capacidade de nos proteger destes fenômenos pelas previsões mais corretas. Isto é um avanço para o nosso município e vamos trabalhar para avançarmos ainda mais”, finaliza o prefeito do município, Affonso Portugal Guimarães.