Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:20:49
Geral

Problemas no bairro Francisco Gorski

Problemas no bairro Francisco Gorski

10/02/2016

Os moradores do bairro Francisco Gorski, em Campo Largo, têm se sentindo abandonados devido a alguns problemas. Além do asfalto que eles falam estar pela metade, o bairro ainda apresenta problemas de falta de saneamento básico e tratamento de esgoto e também um terreno desocupado, que é usado como ponto de uso de drogas.

A moradora Cristina Ferreira conta que os problemas estão concentrados na Rua Irã e já entrou em contato com a Prefeitura de Campo Largo diversas vezes. “Sempre passam para a pessoa encarregada, eles respondem, mas não fazem nada para mudar. Fica sempre na mesma”, reclama.

O asfalto feito pela Prefeitura vai somente até a metade da linha do ônibus. Em dias de chuva, a moradora reclama que fica praticamente impossível passar, já que a rua fica cheia de buracos e lama.
Outro problema são os terrenos abandonados, que se tornaram ponto para uso de drogas, frequentados por meninos que moram no bairro e trazem a sensação de insegurança aos moradores próximos. Cristina conta que já chamou a polícia, mas eles não apareceram para resolver o problema.

Além disso, há duas residências que despejam o esgoto na rua, formando uma valeta e esgoto a céu aberto. “Nós já denunciamos para a Vigilância Sanitária, que entrou em contato com os moradores e deu a eles o prazo de 30 dias para a adequação. Não foi resolvido e também não foram aplicadas multas. Há riscos de passar doenças para quem mora aqui na região. Eu mesma já fui lá falar com o morador, expliquei, mas não adiantou”, relata Cristina.

A porta-voz do bairro pede para que a Prefeitura dê mais assistência ao bairro e possa o quanto antes resolver esses problemas.

A assessoria da Prefeitura informou que a Vigilância Sanitária já está ciente da questão da residência que deixa esgoto a céu aberto e que os problemas já foram relatados para a Sanepar, através de ofício. Ainda relatou que a Sanepar precisa estender suas instalações no local.
Qualquer dúvida com relação ao caso, o morador pode entrar em contato com a Vigilância através do (41) 3291-5040 e pedir pra falar com Celso ou João.

A Sanepar, através da assessoria, informou que tem rede de esgoto nesse loteamento. Próximo ao número indicado pela reportagem, havia "um problema porque para fazer a ligação correta de egoto era necessário passar a rede por dentro de um terreno particular. Depois de uma mediação da Sanepar com os moradores, os vizinhos chegaram a um acordo e o problema será corrigido". Com relação a outra casa, a Sanepar está indo ao local para ver o que está acontecendo. "Não temos nenhum registro de reclamação", informaram.