O despejo de esgotos domésticos diretamente em valetas, na região do Itaqui, na divisa de Campo Largo com Balsa Nova, preocupa moradores.
21/01/2016
Por Luis Augusto Cabral
O despejo de esgotos domésticos diretamente em valetas, na região do Itaqui, na divisa de Campo Largo com Balsa Nova, preocupa moradores, que chamam a atenção para o perigo da proliferação de mosquitos, além de outros insetos. O caso foi denunciado por leitores da Folha de Campo Largo, na Redação, e uma equipe foi ao local, verificar de perto a situação.
A denúncia aponta para duas ruas, a Leopoldo Okrasca e a Maria Joaquina Vaz, ao longo das quais existem nascentes, algumas certamente contaminadas com esgoto doméstico. Visualmente não é possível identificar a origem da contaminação, mas os pequenos cursos d´água apresentam aparência e odor característicos de mistura com esgoto. Moradores informaram que o problema não é novo e piora quando para de chover por causa do odor, que aumenta.
“Quando chove inunda tudo e meio que dissolve o esgoto, dando a impressão que é apenas água suja, mas a gente sabe que é bastante perigoso para a saúde, principalmente das crianças que brinca, nas proximidades”, disse uma moradora. Não há, ainda, rede de esgoto no bairro e todo curso d’água da região cai no Rio Itaqui, que passa ali perto.