Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 01:48:19
Geral

UBS

15/12/2015

UBS do Centro passa a funcionar no prédio da UPA em janeiro
 

UBS

15/12/2015

Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, ou do “Centro de Saúde”, popularmente conhecido, irão ganhar a partir de janeiro do próximo ano, um novo espaço de atendimento. A Prefeitura vai transferir todo o atendimento realizado no antigo prédio, localizado na Rua Sete de Setembro, para as instalações do que seria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A mudança é estratégica e garantirá melhor atendimento à população.

“O local onde funciona atualmente a UBS Centro é pequeno e antigo. Pretendemos melhorar e ampliar o atendimento de saúde levando toda nossa estrutura para as instalações da UPA”, explica o secretário municipal de Saúde, Alexandre Xavier.

De acordo com o cronograma da Secretaria, a nova UBS Centro passará a atender a população já em janeiro de 2016. O novo endereço fica a poucos metros do Núcleo Integrado de Saúde (NIS III). As proximidades do local contam com duas linhas de ônibus: Partênope e Cívica.
 

Atenção para
as mudanças
A transferência da UBS Centro ocorrerá entre os dias 14 e 18 deste mês. Com isso, o atendimento normal aos usuários, bem como a entrega de medicamentos controlados e vacinas ocorrerá somente até a próxima quarta-feira (16).

Unidade Modelo Avançada de Saúde
A mudança da UBS Centro também faz parte de um projeto ainda maior. A Prefeitura realiza os acertos finais com uma instituição privada de ensino superior para a criação da Unidade Modelo Avançada de Saúde (UMAS). Com a implantação, o prédio que abrigaria a UPA contará com atendimento diferenciado e ainda mais amplo.

Para o médico e Prefeito Affonso Guimarães, essa é uma evolução na saúde pública do município. “Essa parceria com a iniciativa privada vai elevar a qualidade do nosso atendimento à população, sem aumentar custos. Estamos provando que, com boas ideias, podemos avançar mais na saúde pública”, justifica.

A implantação da UMAS depende somente de detalhes técnicos para ser anunciada. A Secretaria de Saúde estima que a nova unidade estará funcionando a partir de fevereiro do próximo ano.

Caso UPA
A construção da UPA iniciou-se em 2009 e foi dada como concluída no final de 2012, com um investimento de quase R$ 2 milhões. Prevista para ser entregue em 2010, a obra se estendeu por mais tempo.

Desde sua concepção, o projeto foi alvo de muita polêmica. Inicialmente, a ideia era transferir todo o atendimento do Centro Médico Hospitalar para a unidade construída na Vila Bancária. Isso reduziria a capacidade de pronto atendimento à população pela metade.

Sob suspeita de irregularidades, a Câmara Municipal abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. Com a CPI instaurada, a Prefeitura levantou os documentos necessários e atendeu às solicitações da Câmara para contribuir com a investigação. Foram encontradas inconsistências como dilação excessiva do prazo (que inicialmente seria de 240 dias, mas durou mais de 800), medições e notas fiscais pagas de serviços não terminados e não conclusão geral da obra.

Logo que assumiu, ainda em 2013, o Prefeito Afonso Portugal Guimarães determinou que fossem realizados estudos sobre o aproveitamento adequado do espaço. Além disso, o atual Governo ainda precisou aplicar recursos na correção do projeto.