06/12/2015
Prefeitura regulariza imóveis de 458 famílias do Jardim Esmeralda
06/12/2015
Na quarta-feira (02), 458 famílias do Jardim Esmeralda começaram a receber os títulos de propriedades que estavam em situação irregular. O benefício é o primeiro lote concedido pelo projeto de Regularização Fundiária da Prefeitura de Campo Largo, criado em 2013 pelo então secretário de Governo, Alexandre Guimarães, hoje deputado estadual.
O parlamentar lembra que, na época em que o projeto foi criado, o chamaram de louco. “Há décadas políticos faziam promessas de regularização, mas nada acontecia. Mas o que muita gente não contava é que o prefeito de Campo Largo não é qualquer político. Ele me incumbiu de criar um projeto e, já na primeira semana de janeiro de 2013, fiz a primeira reunião de Regularização Fundiária”, conta Alexandre.
“O prefeito sempre disse: o mundo é construído por pessoas de coragem. E foi necessária muita coragem, muita vontade política, porque todos ao redor diziam que o projeto não ia dar certo, que estávamos mexendo com um vespeiro. As dificuldades vieram, mas não paramos. E os resultados estão aí. Talvez o melhor presente de Natal que Campo Largo já recebeu. A cidade não será a mesma, estamos promovendo cidadania”, acrescenta o deputado.
De acordo com o prefeito Affonso Portugal Guimarães, um terço das moradias da cidade não é formalizada, o que representa mais de 15 mil famílias precisando de regularização. Para atender às diferentes razões da informalidade, o projeto montou uma equipe técnica para cadastrar famílias e analisar caso a caso.
“O trabalho para chegar até essa entrega de títulos foi incansável e burocrático, mas quem me conhece sabe: não corro de desafios. Depois do Jardim Esmeralda, também vamos para o Lise, Meliane, Novo Horizonte, Bateias, Jardim Rondinha e muitas outras regiões. O importante é que encontramos o caminho, o como fazer, e nossa equipe está preparada e determinada. O dia de hoje é um marco”, afirma o prefeito.
Evento de entrega
A primeira cerimônia de entrega aconteceu nessa quarta-feira (02), na Escola Municipal Maria Joana, e reuniu mais de 300 pessoas. Dez famílias receberam simbolicamente os títulos de propriedade das mãos do prefeito Affonso e do deputado Alexandre Guimarães.
De acordo com a Prefeitura, nas próximas semanas as 458 beneficiárias serão chamadas em grupos para assinatura dos documentos oficiais. Várias regiões da cidade estão em fase de análise técnica e também serão contempladas.