Na última segunda-feira (30), Campo Largo foi aclamada como a cidade vencedora do Prêmio Pró-Catador 2015.
04/12/2015
Na última segunda-feira (30), Campo Largo foi aclamada como a cidade vencedora do Prêmio Pró-Catador 2015, premiação que tem como ideal promover a inclusão sócio-econômica dos catadores, através do Comitê de Inclusão Sócio Econômica dos Catadores (CISC).
O anúncio ocorreu na 6ª Expocatadores, em São Paulo, evento de negócios, troca de experiências, disseminação de conhecimentos e tecnologias para a gestão eficiente dos resíduos sólidos. Além de Campo Largo, Jacareí/SP e Presidente Prudente/SP eram os finalistas na categoria C, onde disputam municípios com até 200 mil habitantes. A cidade vencedora irá receber R$ 120 mil reais para investir na coleta seletiva.
“Gostamos muito do que nos foi apresentado quando visitamos a cidade, ainda no início do mês. Campo Largo tem muito potencial e uma excelente iniciativa do ponto de vista ambiental, cultural e econômico. Pude observar que os catadores do município conseguem uma boa renda e tem um bom índice de coleta seletiva”, comenta Ary Moraes Pereira, coordenador do Comitê Interministerial de Inclusão de Catadores, da Secretaria Geral da Presidência da Republica.
“O catador é um trabalhador como qualquer outro, é uma profissão. Sendo uma atividade econômica, existe um mercado e estratégias para que se agregue valor ao trabalho deles sempre são fundamentais. Campo Largo está de parabéns”, conclui.
Quem esteve presente representando o município foi a bióloga e uma das responsáveis pelo projeto, Walquiria Menna Brusamolin Santos. Ela recebeu a premiação, juntamente com a Catadora da Associação Unidos da Reciclagem (ASSUR), Alini Freitas. “Estamos muito felizes. Mais do que reconhecimento de um bom trabalho, o prêmio mostra o quanto valorizamos as boas experiências e o trabalho dos coletores em Campo Largo. Nossos resultados já são infinitamente maiores do que o esperado, quando os projetos foram iniciados, ainda em 2006. Vamos trabalhar promovermos ainda mais o nome do nosso município”, cita Menna.
“É uma grande felicidade para nós, vermos as atividades executadas na nossa cidade sendo premiadas, sendo exemplo. Nosso trabalho como administrador público é o de desenvolver atividades e promover parcerias que auxiliem o crescimento dessas associações tão importantes para a nossa cidade e o nosso futuro”, finaliza o prefeito do município, Affonso Portugal Guimarães.
Projeto
O projeto apresentado por Campo Largo e premiado intitula-se “Elos da Sustentabilidade”, realizado com as associações de catadores da cidade e seus membros. O nome elos vem das articulações e encadeamento de ações e de parcerias visando ao aproveitamento dos resíduos recicláveis e seu retorno às cadeias produtivas como matérias primas, a inclusão social e o reconhecimento do catador como elo importante na cadeia produtiva da reciclagem e a educação ambiental enquanto ferramenta de fortalecimento da comunidade enquanto co-responsável pelos resíduos e elo fundamental para o controle das ações.