28/11/2015
O temporal do último domingo (22) causou estragos em vários pontos de Campo Largo. A forte chuva, acompanhada de granizo e fortes ventos durou poucos minutos. Pontos de alagamento foram registrados pela Defesa Civil do município nas regiões do Itaqui, Cercadinho e Jardim Rondinha.
A Escola Municipal Edgar Marochi, no Bairro Vila Bancária, foi danificada. No Centro de Educação Infantil (CMEI) Maria de Jesus Ferreira, no Bairro Jardim Rondinha, as aulas foram suspensas. Lá o granizo acumulou no telhado causando infiltrações nas salas de aula e no refeitório. Cerca de 150 crianças foram dispensadas e retornaram às aulas somente na terça-feira (24). Equipes de manutenção da Prefeitura trabalham nos reparos.
A Secretaria de Saúde registrou problemas em três Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nas unidades Ferraria e Águas Claras a água molhou parte das dependências. O caso mais grave é o da UBS Caratuva. Recém-reformado, o posto de saúde teve o telhado danificado e a água invadiu consultórios e salas de atendimento. Funcionários da Prefeitura trabalharam desde a manhã segunda-feira para reparar os danos.
O temporal também causou grandes estragos à malha viária de Campo Largo. Várias ruas foram atingidas. No Botiatuva, a lama invadiu a pista da Rua João Stukas, principal via ligação da região. A Secretaria de Viação e Obras montou um esquema de trabalho para atender aos casos mais urgentes.
Volume de chuva foi intenso - O Simepar informou que o volume de chuva registrado neste domingo foi intenso. Em poucos minutos foram registrados 43.2 milímetros de chuva, o equivalente a 30% da média histórica de todo o mês de novembro, que é de 127 milímetros. “É um volume muito intenso de chuva” – registra a técnica em meteorologia do Simepar, Vanessa Davilla. Segundo ela, esse período entre o fim da primavera e o início do verão favorecem esses fenômenos. “A formação de temporais acompanhados de granizo será bem comum nesse período. As pessoas devem manter atenção redobrada”, aconselha.