Ivo Cezário Gobbato de Carvalho é o novo presidente da OAB Campo Largo e chega à presidência com muitos projetos para serem colocados em prática.
23/11/2015
Por Danielli Artigas de Oliveira
Na segunda-feira (16) foram realizadas em todo o Paraná eleições para escolha dos novos presidentes das Subseções da OAB Paraná e OAB Seccional. Em Campo Largo foi eleita, com 89% dos votos, a Chapa XI de Agosto – Novos Rumos, que tem como presidente Ivo Cezario Gobbato de Carvalho (43).
Dr. Ivo, advogado há 19 anos, já foi vice-presidente da OAB e assume como presidente em janeiro de 2016, ocupando o cargo até o final de 2018. Assume como vice-presidente a advogada Patricia Schmidt. A chapa, que foi única, é composta ainda pelo secretário geral Reginaldo Ribas, secretário-geral adjunto Tiago Alexandre Vidal Tatara e a tesoureira Débora Cândido Venceslau Lamback.
Segundo o presidente eleito, o grupo foi formado por indicações, devido à representação que os advogados têm na cidade. Dr. Reginaldo por indicação de professores da Facecla e pela atuação no Direito do Trabalho, Dra. Debora pela atuação na Comissão das Mulheres Advogadas, Dr. Tiago pelo conhecimento como advogado público e Dra. Patrícia focada na área empresarial.
Ainda assumem no próximo ano 23 conselheiros, que irão atuar com a diretoria da Subseção, focados em processos éticos. Conselheiros titulares: Mario Luiz Andreassa, Katia Lanusa Wiezzer, Luciano Brum Kuster, Rodrigo da Rocha Stremel Torres, Cassiane Costa, Marco Aurélio Souza Vilseki, Cristina Malaski Almendanha e Fledinei Borges Licheski. Os conselheiros suplentes são: Heitor Otávio de Jesus Lopes, Otávio Dias Pereira Junior, Roland Klassen, Adão Natalino da Silva Júnior, Sara Fracaro, Adriana Aparecida Alves Ferreira Mozuck, Thaiza Sávio Melzer, Celso Antonio Rossoni, Rafael Rogiski e Bruna Gomes da Costa Preslhakoski.
Trabalho
Dr. Ivo chega à presidência com muitos projetos para serem colocados em prática. Quer, com urgência, buscar junto ao Tribunal de Justiça a designação em regime de exceção mais um juiz para a 1ª Vara Cível, onde atualmente há mais de três mil processos para serem despachados no gabinete no Juiz, além dos milhares em trâmite. A 1ª Vara tem hoje o juiz Felipe Forte Cobo. “Com a grande demanda que esse juiz teve que assumir e considerando as audiências que ainda tem que fazer, é muito difícil colocar em ordem todos os processos. Precisamos de mais um juiz que fique apenas encarregado de despacho e sentença dos processos conclusos”, comenta.
Outra luta da OAB Subseção Campo Largo será para a criação de uma Vara específica para Fazenda Pública. “Também vamos unir forças para a implantação da Vara do Trabalho de Campo Largo”, ressalta.
Segundo o presidente eleito, é preciso empenhar-se na busca pelo respeito, pela proteção e a imunidade dos profissionais no exercício da advocacia, eis que o advogado é indispensável para a administração da Justiça. Pretende também priorizar a gestão participativa da OAB na comunidade junto aos conselhos, municipais, estaduais e comissões. Entre os desafios, Dr. Ivo acredita que um dos maiores será buscar uma maior união da classe em prol dos interesses da advocacia. Pensa, inclusive, em criar mais eventos na cidade com essa finalidade.
Seminários
Em março de 2016 entra em vigência o novo Código de Processo Civil e os advogados terão que trabalhar com muitas mudanças. Por isso, Dr. Ivo comenta que toda a diretoria quer criar seminários em parceria com instituições, visando o treinamento dos advogados.
Se a nova sede da OAB no município ainda não estiver pronta até o começo do ano, pretende também fazer parcerias para que os profissionais tenham acesso às aulas da Escola Superior de Advocacia por videoconferência. “Essa é uma área em que os profissionais precisam sempre estar atualizados. Queremos oferecer oportunidades para que os advogados não precisem ir a Curitiba para se atualizarem”, diz.