Mais uma ação do Pescô foi realizada na última semana acerca da prevenção às drogas, nos Colégios 1º Centenário e Sagrada Família, com alunos de oito turmas do Ensino Fundamen
19/11/2015
Mais uma ação do Pescô foi realizada na última semana acerca da prevenção às drogas, nos Colégios 1º Centenário e Sagrada Família, com alunos de oito turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, Maria Alice Ronca e Fabiana Martini Rigoni, o publicitário Mizael Santana e o colaborador e agente social, Adriano Miguel, dialogaram com mais de 700 alunos, levando informações sobre as graves consequências do uso e abuso das drogas.
Na pauta, uma peça teatral foi encenada – Monólogo do Mendigo – pelo ator Adriano Miguel, que narra como um homem foi morar na rua por consumir drogas e como essas substâncias aniquilaram seu futuro, seus sonhos e ambições - pessoais e profissionais. “Vemos claramente que os alunos não conhecem sobre o assunto e ficam curiosos quando abordamos como a droga age no organismo e no cérebro, matando neurônios, implicando na diminuição da atividade cerebral, na memória, na capacidade de aprendizado, incitando o aparecimento precoce de doenças mentais como a esquizofrenia, distúrbio de bipolaridade, déficit de atenção, hiperatividade, labirintite – o efeito é ainda mais devastador quando as substâncias são consumidas por crianças e adolescentes que estão em plena fase de desenvolvimento, afetando o crescimento e a maturação cerebral por completo. Doenças da terceira idade vêm implicando jovens de 16, 17, 18 anos pelo consumo de drogas como, por exemplo, da maconha.
“Repassamos aos alunos informações sobre as graves consequências do uso e abuso dessas substâncias, contrapondo oportunidades de uma vida saudável, sem drogas e próspera. O próprio monólogo mexe com as crianças e adolescentes, incluindo-os no contexto e os aproximando à realidade de cada comunidade visitada”, destacou a pedagoga Fabiana.
Na próxima semana, a equipe voltará no Colégio 1º Centenário para fortalecer um diálogo com pais de alunos e também contemplarão as turmas da noite com o Pescô. O diretor do colégio, Paulo Castagnolli, ressaltou que as ações da Secretaria são eficazes e direcionadas para cada público, facilitando assim a compreensão e a troca de experiências.
No Colégio Sagrada Família,o Pescô atingiu alunos do 6º, 7º e 8º anos – “o mais importante é a valorização da vida que propomos nas salas de aula, salientando a busca pelos sonhos e ambições, tratada no Monólogo, e como as drogas afastam e aniquilam o sucesso e a prosperidade na vida do dependente químico”, finalizou o publicitário Mizael Santana.