13/11/2015
Na próxima semana, a Prefeitura de Campo Largo promove uma série de ações de prevenção e combate à dengue em todo o município. A atividade acontece em comemoração à Semana Nacional de Combate à Dengue, realizada em todo o país.
Entre os dias 16 e 20, o setor de Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental estará desenvolvendo ações de prevenção e combate à doença nas regiões onde houve focos do mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde é quem coordena os trabalhos.
“A conscientização da população a as ações de combate ao mosquito da dengue é de suma importância para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti no município. Temos abraçado a causa de conscientização da população, que sem duvidas é de suma importância para a cidade. A dengue hoje é um dos males mais preocupantes em todo o território brasileiro”, relata o prefeito Affonso Portugal Guimarães.
“Ações como estas são muitos importantes, pois lembram as pessoas da importância de se cuidar para que o mosquito não se prolifere, já que os riscos aumentam com as altas temperaturas. O trabalho de prevenção e combate deve ser contínuo e merece ainda mais atenção nas estações quentes”, finaliza a Coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Franciele dos Santos Leite Couto.
Doença
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida ao homem principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, sendo denominado de vetor da doença.
O Aedes aegypti se caracteriza por ser um inseto de comportamento estritamente urbano, mede menos de um centímetro, é escuro e rajado de branco. Pica durante o dia e reproduz-se em água limpa e parada, em recipientes tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água de chuva.
Modo de transmissão
O transmissor da doença ao ser humano é a fêmea do mosquito, enquanto o macho apenas se alimenta de seiva de plantas. A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e após um período de incubação, torna-se apto a transmitir o vírus em novas picadas e assim permanece durante toda a vida.
Quando o mosquito portador do vírus pica uma pessoa sadia, este vírus entra no sangue dessa pessoa. Depois de algum tempo, que varia de três a 15 dias, a doença começa a se manifestar.
Não há transmissão de dengue direto de uma pessoa doente para outra sadia, seja por contato direto, alimentos, água ou quaisquer objetos. Somente o mosquito Aedes aegypti infectado pode transmitir a dengue.
Quando suspeitar
O primeiro sintoma da dengue é febre alta: 39ºC a 40ºC. A dengue pode se apresentar de duas formas: Clássica ou Hemorrágica. A Dengue Clássica dura 5-7 dias e além da febre, pode apresentar dor de cabeça, no fundo dos olhos e nas juntas, fraqueza, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. A Dengue Hemorrágica no início apresenta sintomas iguais aos da Dengue Clássica, podendo existir ainda:
- sangramento de gengivas e narinas;
- fezes escuras, o que indica a presença de sangue nas fezes;
- pontos ou manchas vermelhas ou roxas na pele;
- dor abdominal intensa e contínua (dor na barriga);
- vômitos freqüentes e tonteira;
- diminuição da urina;
- dificuldade para respirar
Nem sempre estes sintomas aparecem ao mesmo tempo. Ao contrário do que muitos pensam, a dengue é uma doença perigosa e pode levar à morte, se não forem tomados os cuidados necessários e imediatos.
*Com informações do Ministério da Saúde.
Confira na tabela abaixo os locais e horários das atividades programadas: