Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 05:46:38
Geral

Câmara Municipal

24/10/2015

Câmara Municipal irá reestruturar processos administrativos e capacitar funcionários

Câmara Municipal

24/10/2015

Por: Danielli Artigas de Oliveira

Iniciou na quarta-feira (21) o trabalho de uma empresa especializada para capacitar os funcionários concursados e comissionados, como também os vereadores da Câmara Municipal de Campo Largo. A empresa também irá restabelecer os processos administrativos que estão fragilizados.

Segundo o contador da Casa, Alexsandro Coltro, hoje eles se deparam com uma estrutura em que veem a necessidade de qualificação adequada dos funcionários para desenvolver alguns processos internos, como também entenderem o papel de cada um dentro da Câmara, para que possam auxiliar os vereadores da melhor maneira, cumprindo assim um papel importante para o desenvolvimento da cidade.

Atualmente são 99 pessoas que passarão por treinamento, pelo período de um ano, sendo 88 funcionários e 11 vereadores. A capacitação não é obrigatória, mas estará aberta a todos. Serão cursos coletivos e também dividido por departamento, com treinamento específico para cada área e de acordo com a necessidade dos funcionários.

“A ideia é recriar os fluxos atendendo a Lei e capacitar os funcionários. Queremos mudar o conceito de funcionário público, profissionalizá-los e que o trabalho seja respeitando as questões técnicas. Quero uma administração moderna”, ressalta o presidente da Câmara, Marcio Beraldo.

A medida é importante para a regularização da prestação de contas no Tribunal de Contas neste momento administrativo crítico que vêm passando. Os profissionais precisam estar capacitados para atender as exigências e é até mesmo uma recomendação do Tribunal de implantar uma Escola de Gestão Pública. “Teremos resultados melhores, com retorno a curto e longo prazo”, comenta Alexsandro. Ele detalha que será revisto o Regimento Interno da Câmara e Lei Orgânica.

Segundo eles, a maioria dos funcionários aprova a iniciativa e realmente sentem a necessidade de capacitação, já que são trabalhos muito específicos os realizados na Câmara. Com isso eles entenderão melhor as Leis, saberão analisar e também fiscalizar de maneira adequada o Executivo.

A empresa contratada, após licitação, é a Conev, que existe há 20 anos em Curitiba. É formada por especialistas de diversas áreas e que irão trabalhar de forma integrada entre os departamentos, supervisionados pela Gerente de Projetos Flavia Gimenes. Segundo o contador da Conev, Valmir Alberto Thomé, é um trabalho personalizado e in loco. “Faremos estudo de caso, oficina, fundamentação jurídica, capacitações coletivas e também em cada departamento de forma isolada, com assuntos pertinentes a cada área. Ainda vamos trabalhar motivação com estes profissionais. Todos poderão opinar e dizer quais são as reais necessidades. Ainda definiremos um cronograma de atividades e um dos nossos objetivos é uniformização de conhecimento”, declara.

Segundo Thomé, serão 90 horas de capacitação coletiva no período de um ano, com foco no desenvolvimento humano e profissional, e ainda terá a capacitação por departamento, com profissionais disponíveis diariamente. “Por um ano vamos assessorar os funcionários da Câmara”, completa.

Alexsandro comenta que a preocupação da Casa é otimizar custos. A capacitação individual dos funcionários, para realizarem cursos em outros locais, sairia muito mais caro. Ele explica que o investimento anual é cerca de R$ 400 mil, o que é um custo médio de R$ 357 mensal por funcionário.
Thomé finaliza afirmando que os servidores serão certificados e isso permitirá ascensão profissional dentro do plano de cargos da Câmara.