Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 03:23:13
Geral

?Justiça no Bairro?

24/10/2015

Mais de cinco mil pessoas participam do “Justiça no Bairro”

?Justiça no Bairro?

24/10/2015

Mais de cinco mil pessoas participaram do Programa Justiça no Bairro, realizado no último sábado, 17, em conjunto pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de justiça e Cidadania, Poder Judiciário, Faculdade CNEC Campo Largo e Prefeitura de Balsa Nova.

O evento, realizado nas dependências da CNEC, disponibilizou à população, de forma ágil e gratuita, serviços nas áreas de Justiça, Saúde, Assistência Social, Orientação Jurídica, Procon e Ações preventivas acerca das drogas pela equipe da Secretaria de Políticas Sobre Drogas.

O ponto alto foi a celebração do casamento comunitário que reuniu cerca de 190 casais. “Uma oportunidade única à população de sacramentar a união e também de resolver pendências nas mais diversas áreas, sem que o fator econômico seja empecilho”, disse o prefeito Affonso Guimarães, que prestigiou o evento, em especial a celebração do casamento.

Foram atendidas questões como definição de pensão alimentícia, guarda de filhos, divórcio, oficialização de união estável, alteração de regime de casamento, reconhecimento de paternidade, adoção, interdições judiciais, entre outros.

Só na área de Justiça foram mais de dois mil atendimentos, sendo concluídos 126 processos da Vara de Família, além de cerca de 200 da demanda reprimida consensual e litigiosa. O Instituto de Identificação do Paraná, emitiu gratuitamente cerca de 200 carteiras de identidade.

A Faculdade CNEC de Campo Largo, além de anfitriã do evento, promoveu encaminhamentos para estagiários, orientação profissional, recreação para as crianças e serviços de saúde por meio do Curso de Enfermagem.  

Para centenas de pessoas, o programa caracterizou-se como uma oportunidade ímpar de concretização de sonhos, a exemplo do campo-larguense Altair dos Santos que aproveitou a iniciativa para regularizar o nome na sua certidão de casamento que estava errado. “Assim que soube que haveria este tipo de serviço, busquei atendimento, pois estou pleiteando um financiamento na Caixa Econômica e, como a certidão estava com meu nome errado, não conseguia a liberação. Agora vou poder realizar o sonho da casa própria”, revela.

Outro morador, que preferiu não se identificar, contou que num só dia regularizou duas pendências: a questão da pensão alimentícia relacionada a seu casamento anterior e ao mesmo tempo a oficialização de sua união atual.

Casamento Comunitário
Sem dúvida, a atração principal do evento foi o casamento comunitário que possibilitou a união de cerca de 190 casais. O casamento estava marcado para as 18 horas, mas desde as 14 horas os noivos já começaram a chegar. No espaço da CNEC, estudantes da própria instituição improvisaram um salão de beleza onde muitas noivas foram maquiadas e penteadas.  Em outro espaço, quatro cartórios de registro civil de Campo Largo agilizavam a assinatura da Certidão de Casamento de cada um dos casais.

A Escola de Música Duetto e o Salão da Mulher foram responsáveis pela marcha nupcial, pelas músicas que embalaram o evento, pela decoração e o tapete vermelho aos noivos.

A celebração, realizada no Ginásio da Faculdade CNEC, foi presidida pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e coordenadora do projeto Justiça no Bairro, Joeci Machado Camargo. A cerimônia oficializou a união civil com direito a benção ecumênica feita pelo Diácono Márcio Gardin e pelo Pastor Carlos Augusto Weber.

De acordo com a desembargadora, o projeto de responsabilidade social é uma forma de aproximação entre o Poder Judiciário e a população, iniciado em 2003 (e que em 2015 celebra dez anos), em parceria com a Faculdade CNEC e as Prefeituras Municipais de Campo Largo e Balsa Nova. “Este evento e a cerimônia do casamento trazem a oportunidade única ao cidadão de resolver seus problemas com a justiça e de realizar um sonho. É maravilhoso ver este olhar de esperança no rosto das pessoas, todos têm o direto de serem felizes, a justiça não deve ser uma barreira intransponível. Ao contrário, é nosso dever implementar ações que permitam o amplo acesso à Justiça e à Cidadania, e é isso que fazemos através do Justiça no Bairro. Desejo toda a felicidade do mundo a estes noivos que hoje se tornaram um lindo casal”, destaca a desembargadora.

O Secretário de Justiça e Cidadania, Lucio Mauro Spaki, disse que “eventos como este permitem ao cidadão amplo acesso aos seus direitos, acesso a cidadania através dos serviços da Prefeitura e da Faculdade. Lembrando que hoje aproximadamente 190 casais puderam regularizar a sua união civil, mas temos mais 40 que se casarão nos Cartórios nos dia 05 e 12/12, mas todos sem custo algum. Isso sem dúvida alguma é um marco na Cidade. Parabenizo a todos nossos parceiros, especialmente os nossos servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania que com uma dedicação ímpar, trabalharam pelo sucesso da nossa ação”.

Autoridades presentes
A Desembargadora Joeci Machado Camargo, a Juíza da vara de Família de Campo Largo, Carolina Arantes da Conceição Nunes, o Promotor da Infância e Juventude Aurélio José Aggio, o Prefeito Afonso Portugal Guimarães e a Primeira Dama Sonia Guimarães, o Secretário de Governo Daniel Nerone, o Secretário de Justiça e Cidadania Lucio Mauro Spaki, a Secretária de Assistência Social Noeli Parchen, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Lucir Marchiori, a Vereadora Lindamir Ivanowski, entre outras autoridades.