Após 14 dias, a Greve Nacional dos Bancários 2015 arrancou uma nova rodada de negociação. A Fenaban marcou reunião para esta terça-feira, 20 de outubro, às 16h.
20/10/2015
Fonte: SEEB Curitiba
Após 14 dias, a Greve Nacional dos Bancários 2015 arrancou uma nova rodada de negociação. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) enviou mensagem via e-mail ao Comando Nacional dos Bancários marcando a reunião para esta terça-feira, 20 de outubro, às 16h, em São Paulo. Dirigentes sindicais de todo o Brasil já começam a se deslocar para a cidade.
“Nossa disposição é total para a negociação com os bancos. Contudo, a greve ainda não acabou e vai se manter forte até que tenhamos uma proposta decente”, destaca Elias Jordão, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.
A pauta da categoria foi entregue à Fenaban em 11 de agosto e foram realizadas cinco rodadas de negociação sem qualquer acordo em relação ao índice de reajuste e demais reivindicações. No dia 25 de setembro, os bancos apresentaram proposta de 5,5% – que representa perda de 4% – mais abono pago uma só vez no valor R$ 2,5 mil. Assembleias realizadas em todo o país rejeitaram a proposta e a greve nacional teve início em 6 de outubro.
Principais reivindicações dos bancários do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE:
> Plano de Cargos e Salário para todos
> Plano odontológico na aposentadoria para todos
> Plano de saúde na aposentadoria dos RP2
> Avanços na gratificação