Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 06:29:29
Geral

Affonso P. Guimarães

17/10/2015

Prefeito identifica lição da tragédia de 17 de outubro

Affonso P. Guimarães

17/10/2015

Por: Luis Augusto Cabral

“A Tempestade de granizo de 17 de outubro de 2014 foi, sem dúvida, a maior tragédia vivida pelo Município, ao longo da sua história. Foram mais de 12 mil carros e perto de quatro mil residências atingidas, com grande prejuízo para todos, mas alguma coisa tiramos de lição daquela desgraça. A cidade mostrou que é mais forte e que, um ano depois, já está recuperada”, disse o prefeito Affonso Portugal Guimarães, em entrevista exclusiva sobre o assunto, à Reportagem da Folha de Campo Largo.

“O que mais me chamou a atenção, naqueles dias – disse o prefeito – foi o espírito de solidariedade da população, que se mobilizou rapidamente para dar resposta às necessidades das pessoas atingidas, ajudando o pessoal da Defesa Civil a organizar os trabalhos. Também fiquei satisfeito com a ação da Prefeitura Municipal, a rápida recuperação das escolas e o apoio à população”, disse o prefeito.

Preparo
O prefeito destacou, ainda, a experiência do Município para reagir, rapidamente, a acidentes climáticos. “Esperamos que não aconteça novamente, mas se voltar a  acontecer estamos mais preparados do que estávamos há um ano”, explicou. Lembrou que o Município recebeu apenas R$ 750 mil do Governo Federal, recursos praticamente todo utilizado na aquisição de telhas, que foram distribuídas entre a população mais carente.  Disse que seria necessário muito mais, mas que aquele valor serviu para minorar os problemas causados pela tempestade.

Affonso disse que, hoje, Campo Largo tem melhor estruturada a sua Defesa Civil e que a cidade, como um todo, está mais forte, menos vulnerável a uma tragédia semelhante, embora espera que isso não se repita.