Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 05:23:37
Geral

Reativada, Banda Municipal faz primeira apresentação com instrumentos novos

Reativada, Banda Municipal faz primeira  apresentação com instrumentos novos

09/10/2015

Reativada na atual administração, a Banda Municipal de Campo Largo, sob a regência do maestro Romulo Posnik, fez sua primeira apresentação com instrumentos próprios, no último dia 25, na Casa da Cultura.

Os novos instrumentos, num total de 14, foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com recursos do Ministério da Cultura disponibilizados para a compra de equipamentos do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU.

Esta é a segunda vez que a banda é reativada pelo prefeito Affonso Guimarães, que foi seu fundador em 1989, durante sua primeira gestão. Por duas administrações consecutivas ele encontrou a banda em situação similar: desativada e com instrumentos deteriorados.

Para o prefeito Affonso Guimarães, reativar a banda é uma ação considerada prioritária. “Ofertar oportunidades aos jovens, às crianças, oferecer cultura à população são projetos essenciais”, disse. Ele lamenta, porém, que a banda tenha sofrido interrupções ao longo destes anos, pois, do contrário, hoje teria uma performance baseada em 25 anos de atuação.

O maestro Romulo Posnik, regente da banda de Campo Largo, conta que, recentemente, em conversa com um aluno, descobriu que a Banda Madre Merlone de Curitiba, que também é regida por ele, fez sua primeira apresentação com a Banda de Campo Largo. A Banda de Curitiba, porém, é hoje veterana, com 25 anos de atuação.
Contudo, apesar das interrupções, o grupo de Campo Largo está empenhado e, desde setembro do ano passado, ensaia com instrumentos emprestados de municípios vizinhos.

O secretário de Educação Avanir Mastey lembra que uma pessoa que estuda música tem o seu cérebro aumentado e, após os 40 anos de idade, vai ter menos esquecimentos do que uma pessoa que não estudou, isso comprovado pela neurociência. “Sem contar que a música traz mais disciplina e contribui para uma melhor condição de vida”, acrescenta.

Atualmente a banda conta com 32 componentes. As oficinas acontecem diariamente no CEU do bairro Jardim Meliane, divididas entre Coro, oficina instrumental e ensaios que são realizados inclusive aos sábados.

A grande maioria dos integrantes é do bairro Meliane e, na opinião do maestro, sinaliza uma resposta absolutamente positiva. “É uma maneira de valorizar o bairro, além de oferecer aos jovens uma opção de vida”, comenta. “Muitos adolescentes seguem no mundo da marginalidade por falta de direcionamento, porque não encontram uma alternativa”, opina.

O maestro revela ainda o lançamento, para breve, do quinteto de metais do CEU, um projeto arrojado envolvendo a comunidade do bairro. Maestro Romulo é mestre em música pela FAAP de São Paulo; maestro da Banda Marcial do Colégio Madre Merlone de Curitiba; jurado responsável pela qualidade técnica da Banda de Metais pela ABAFAUI de Santa Catarina e comanda o coral jovem do projeto CEU.