Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 06:47:27
Geral

Mais creches

Vereadora Cléa propõe Emenda para a construção de mais CMEIs. Ação Cível Pública destacou que é
insuficiente a oferta de vagas no município.

Mais creches

28/09/2015

Analisando a atual situação do município quanto à falta de creches e por acompanhar desde o início da gestão a necessidade das famílias campo-larguenses em conseguirem vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, também chamados de creches, a vereadora Cléa Oliveira apresentou em sessão da última segunda-feira (21) uma solicitação de Emenda Modificativa na LDO (Leis de Diretrizes Orçamentárias).
A emenda se dá com o intuito de que se atendam todos os requisitos da Ação Cível Pública sob o nº de autos 0010296-3120138160026, a qual destacou que é insuficiente O pedido foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores e deve ser executada no próximo ano. A emenda propõe a construção de mais um CMEI no município, como prioridade e relevante interesse social. A cada ano inúmeros pais correm à procura de vagas nas creches e nem sempre são atendidos. Segundo dados de 2013, há na Secretaria da Educação uma lista de mais de 800 crianças na fila de espera.
Muitas vezes, essas crianças, por falta de opção, não recebem o cuidado adequado. “Essa é uma longa discussão que já vem sendo cobrada desde o início de meu mandato. A cada dia inúmeros pais pedem por vagas nas creches, mas infelizmente precisam aguardar nas listas de espera, sem qualquer previsão”, relata Cléa.

Ação Cível Pública
A ação, proposta pela Promotoria de Defesa da Educação de Campo Largo, ordena que o município faça a previsão de recursos para a criação e implantação de novas creches, bem como a ampliação de vagas nas já existentes. Estes quesitos precisam ser atendidos e respeitados no período de 2014 a 2017, pois como é sabido, entre 2013 e 2015 não foi construído nenhum CMEI.
A construção de mais creches no município é fundamental, pois é urgente a necessidade do aumento no número de vagas para atender toda a demanda. “É de grande importância e ajuda aos pais, pois assim podem trabalhar tranquilos sabendo que seus filhos estarão seguros e recebendo o aprendizado adequado. Esse é um direito de toda criança”, finaliza.