26/09/2015
Superlua será ainda mais bonita neste domingo
26/09/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Já foi um grande espetáculo a Superlua no dia 29 de agosto, que encantou a todos, que dedicaram alguns momentos para apreciar a Lua Cheia. Neste domingo (27), se as condições climáticas permitirem e o céu estiver limpo, a Lua trará um momento inesquecível. Acontecerá um eclipse total da Lua que poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil e ainda será quando acontece a Superlua – Lua na fase cheia quando sua posição está mais próxima à Terra.
Segundo a doutora em Astronomia Telma Cenira Couto da Silva, o ponto máximo da Lua será às 22h46min de domingo (27) e se estende pela madrugada. Essa Lua será a mais próxima de todo o ano de 2015 e ainda coincidiu com o quarto eclipse de uma tetrada lunar (sequência de quatro eclipses lunares totais que ocorrem a cada seis meses lunares. “O eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados no espaço com a Terra posicionada entre o Sol e a Lua e a sombra que a Terra projeta no espaço encobre totalmente a Lua. Um eclipse lunar total é precedido por um eclipse penumbral, quando a Lua entra na penumbra, parte mais clara da sombra da Terra. Posteriormente, há um eclipse parcial quando a Lua entra na umbra, região mais escura da sombra da Terra, e parece estar “mordida”. Na totalidade a Lua fica completamente encoberta pela umbra, porém, ela não fica totalmente escura, mas, com uma cor avermelhada”, explica Dr. Telma.
Ela ainda detalha que “isso ocorre porque a atmosfera terrestre se estende muito além da superfície do nosso planeta e um anel circular de atmosfera permanece ao redor da Terra durante o eclipse lunar total; essa atmosfera filtra e refrata os raios de Sol, o que faz com que os raios de cor vermelha atinjam a Lua. A totalidade desse eclipse deverá durar 72 minutos. Após a totalidade haverá um novo eclipse parcial quando a Lua começará a deixar a umbra, e, por fim, ocorrerá outro eclipse penumbral. No eclipse penumbral a Lua apenas diminui o seu brilho”.
A próxima tetrada lunar acontecerá apenas em 2032 e 2033 e coincidindo com uma Superlua somente no dia 08 de outubro de 2033, mas a totalidade desse eclipse não poderá ser observada no Brasil.