26/09/2015
Novo presidente quer Conselho Municipal de Saúde mais atuante
26/09/2015
Por: Luiz Augusto Cabral
Mais foco nos objetivos, na atenção básica de Saúde, nas principais reivindicações da população, como mais médicos e outros profissionais nas unidades de Saúde e uma auditoria nas contas da administração anterior. Estas são algumas das primeiras providências do novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campo Largo, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, que assumiu o órgão no último dia 03 e tem mandato até setembro de 2017.
“O Conselho deve analisar e projetar metas globais, propondo a prevenção, com investimentos em qualidade, para que o usuário tenha atendimento na Unidade de Saúde do bairro onde mora. O Centro Médico deve atender apenas urgências e emergências”, disse Nelsão, em entrevista à Folha de Campo Largo, nesta quarta-feira (23). Ele adiantou, ainda, que a UPA é também uma questão prioritária e que vai tratar do assunto, com o prefeito Affonso Guimarães.
Contas
Nelsão disse que está intrigado com as contas do Conselho e, por isso, pediu uma auditoria. O caso mais estranho, segundo ele, é uma nota de refrigerantes, salgados e sucos, de 29 de julho, no valor de R$ 177,00, para uma reunião do Conselho que, aparentemente não existiu. “Nesse dia não há, no livro de assinaturas, nenhuma informação sobre reunião do Conselho”, explicou, adiantando ainda que mesmo que fosse realizada uma reunião festiva, para 14 pessoas, na sua opinião seria um gasto excessivo.
O novo presidente quer a população mais perto do Conselho e, por isso, divulga os contatos de telefone (3399-3507) e o e-mail conselhomunicipalcl@hotmail.com. Mais tarde ele disse que pretende disponibilizar um número do WhatsApp, para que os usuários possam se comunicar mais rapidamente com o Conselho.
Com Nelsão, como presidente, foram eleitos o vice-presidente, Dr. Carlos Rocha (profissional de saúde); secretário, Vanderlei Melink (usuários); e segunda secretária, Dra. Thais Fritzen Lorenzetti (Poder Executivo). Os demais conselheiros são: Dr. Volnei Guareschi (Hospital São Lucas); Dr. Eduardo Wendler (Hospital do Rocio); Eliani Almeida (Sindicato dos Aposentados); Joacir Almeida (Federação dos Metalúrgicos); Edirceu Coltro (Associação de Moradores da Ferraria); Celso Fermino (Associação dos Pés Vermelhos); Simone de Souza (Femoclam); Franciele Colto (Profissional da Vigilância Sanitária); Miguel Marques (profissional do Nis III), Pablo Bocheniki (Profissional do Centro Médico) e Paulo Andrade (Sindicato da Louça).