05/09/2015
Em Audiência Pública realizada na sexta-feira, 28, na Câmara Municipal de Campo Largo, foram definidos os cursos que serão ofertados pelo CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional, que está em construção nas proximidades da UPA, na Vila Bancária.
Trata-se do segundo CEEP aprovado para a Área Metropolitana Sul e coloca Campo Largo em destaque como o único município da Região Metropolitana a ofertar duas unidades de ensino público profissionalizante, sendo uma estadual, o CEEP e uma Federal, o IFPR – Instituto Federal do Paraná.
Cinco cursos
Ficaram definidos cinco cursos divididos em quatro eixos: no eixo Saúde e Estética será ofertado o curso Técnico em Enfermagem; no eixo Gestão de Negócios o curso Técnico em Recursos Humanos; no eixo Controle e Processos Industriais o curso de Técnico em Mecatrônica e no eixo Processo Industrial os cursos Técnico em Química e Técnico em Móveis.
Da escolha dos cursos participaram diretores, professores e alunos de escolas estaduais, representantes de sindicatos, secretários municipais e representantes das secretarias. Houve amplo debate durante toda a tarde até que fosse alcançado um consenso na definição dos cursos.
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi exaltado pelos representantes do Núcleo de Educação Profissional da Área Metropolitana Sul. “Campo Largo deu um show”, disse a técnica pedagógica do Núcleo Rosane Maria Boza destacando a organização e conduta democrática na discussão. Além da organização ela parabenizou a Secretaria de Educação pela escolha da professora Dorotéa Stoco para a direção do CEEP. “Excelente escolha”, disse.
Pesquisa
Nas semanas que antecederam a audiência, todas as escolas estaduais foram convidadas a participar com os alunos de uma pesquisa para definição dos cursos. Participaram 11 escolas, abrangendo cerca de 3 mil alunos.
Na abertura da Audiência Pública a diretora da Secretaria de Educação Denise Sobotta fez uma apresentação sobre o CEEP que é uma reivindicação antiga da população.
O secretário de Educação Avanir Mastey mais uma vez lembrou a importância de tornar o Ensino Médio atraente ao aluno, relacionando o aprendizado ao mundo do trabalho, evitando a evasão. Dados estatísticos comprovam que muitos alunos abandonam o colégio antes de concluir o Ensino Médio. O secretário também defendeu a valorização do estudo, que deve ser priorizado ao ingresso no mercado de trabalho. “Quanto mais tarde o jovem entrar para o mercado de trabalho porque ficou estudando melhor será o seu desenvolvimento”, disse.
O CEEP tem projeto padrão, com área de 6.495 metros quadrados, 12 salas de aula, oito laboratórios, rampas de acessibilidade, 15 ambientes de serviço, nove salas pedagógicas e administrativas, além de quadra de esportes coberta com banheiros e vestuários. É uma obra realizada em parceria pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.