Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 08:30:16
Geral

Parque do Mate

24/08/2015

Parque do Mate sem data para ser reaberto ao público

Parque do Mate

 24/08/2015

Por: Luis Augusto Cabral

Um dos mais importantes pontos de atração turística de Campo Largo, o Parque do Mate, já está fechado há mais de quatro anos. Sob a administração do Governo do Estado, localizado à margem da BR-277, na Rondinha, o parque foi fechado por falta de segurança nos acessos. Todo o acervo foi recolhido pelo Museu Paranaense e encontra-se em depósito, em Curitiba, até que o problema seja resolvido. O Parque deverá ser entregue à administração do Município, mas somente depois de construídos acessos seguros, para entrada e saída de veículos de pequeno, médio e grande portes.
 

O secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Avanir Mastey, recebeu a Reportagem da Folha de Campo Largo, na tarde da última quarta-feira (19), para falar sobre o assunto. Disse que o Município tem interesse em administrar o Parque e o Museu, mas só aceita a incumbência se forem solucionados os problemas de acesso. “Não dá para recebermos o Parque como está, porque a entrada e saída estão interditadas, por falta de segurança”, disse ele.

Trincheira
O secretário disse que desde que assumiu como deputado estadual o campo-larguense Alexandre Guimarães colocou a questão da reabertura do Parque do Mate como uma das suas prioridades. “Ele [o deputado], já provocou reuniões com o DER e a concessionária RodoNorte para cobrar uma solução para o problema, mas até agora o Governo do Estado não deu uma solução. Há a necessidade de construção de acesso, possivelmente uma trincheira, nas proximidades, para tornar seguras a entrada e saída de veículos, principalmente ônibus de turismo”, explicou o secretário.

O parque ocupa uma área de 31,7 hectares, com muitas árvores, lago, áreas de lazer e edificação. Construído por volta de 1870 pelo capitão Carlos José de Souza Franco para a fabricação do mate chimarrão, foi vendido 16 anos depois, sendo o maquinário convertido para a produção de farinha de milho. Foi restaurado em 1984, sendo transformado em Museu, representando uma das mais importantes fases da história do Paraná “O ciclo do Mate”.

O fechamento do Parque traz grande prejuízo à Cultura e ao turismo do Paraná e de Campo Largo. Quem passa pelo local, hoje, só enxerga abandono e desolação. O mato toma conta de todo o local que, antes, representava um dos mais importantes pontos de atração turística e cultural do Município.
A reabertura do Parque do Mate é um dos compromissos de campanha do governador Beto Richa. Durante a campanha, em 2014, ele inclusive assinou um compromisso, com o Município, garantindo que, se eleito, revitalizaria e reabriria o Parque Histórico do Mate, em Campo Largo.