Sagrada Família: um dos melhores colégios estaduais em redação no Enem. Alunos e professora falam da importância da leitura não só de livros, mas também jornais e revistas.
24/08/2015
As escolas da rede estadual que obtiveram as melhores notas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm as mesmas regras em comum: disciplina, dedicação de professores e alunos e a participação dos pais no cotidiano escolar.
“Quem lê escreve bem”. A dica é da professora Ângela Maria Fernandes, que ensina Língua Portuguesa no Colégio Estadual Sagrada Família, que obteve uma das melhores notas em redação no exame. “Nós incentivamos os alunos a lerem de tudo, jornais, revistas e não apenas obras literárias”, diz Ângela.
Há três anos o colégio oferece oficinas literárias por meio do projeto Portfólio Literário.
Os alunos estudam a estrutura de redação, produzem textos e debatem temas que estão em pauta na sociedade. “Na medida em que eles participam dessas atividades, aprimoram as técnicas da escrita e assim desenvolvem uma boa redação”, explica a professora.
Barbara Fonseca, 17 anos, aluna do 3° ano do ensino médio, prestou o exame pela primeira vez e teve facilidade para desenvolver a redação. “Nós trabalhamos com vários temas durante o ano e praticamos muito. Para fazer uma boa redação tem que ler e praticar bastante. É o que fazemos na escola, por isso não tivemos dificuldade”, conta a aluna, que tem o hábito de ler jornais diariamente.
A aluna do 4° ano de Formação de Docente (antigo Magistério), Giovanna Ceccatto, 18 anos, também teve na leitura a sua principal ferramenta para desenvolver uma boa redação. “Os professores sempre nos incentivaram a desenvolver o hábito da leitura. Isso nos ajuda a termos argumentos e desenvolvermos uma boa redação”, diz a aluna, que lê em média cinco livros por mês.
O hábito da leitura é incentivado pela escola. Uma vez por semana, durante 30 minutos, direção, professores, alunos e funcionários suspendem as atividades cotidianas para reservar um tempo exclusivamente à leitura.
Segundo a diretora do colégio, Lúcia Staron, o empenho dos professores, alunos e a participação dos pais são fundamentais para o bom desempenho do colégio. “Percebemos um grande compromisso de toda a comunidade com o aprendizado. Os professores são dedicados no que fazem, os pais participam da vida escolar dos filhos e os alunos são comprometidos em aprender. Somando tudo isso nós alcançamos bons resultados”, diz Lúcia.