Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:36:32
Geral

Drogas

Secretaria de Políticas Sobre Drogas abre diálogos em cidades vizinhas. Eventos foram realizados nos municípios de Antônio Olinto e São Mateus do Sul

Drogas

28/07/2015

Os polos de capacitação desenvolvidos em 2014 pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ainda estão 'dando frutos'. Algumas cidades enviaram delegações para participar das capacitações, incluindo os municípios de Antônio Olinto e São Mateus do Sul, que fizeram o convite à equipe da Secretaria de Políticas Sobre Drogas para realizar uma conversa e disseminar informações e conhecimentos sobre a prevenção às drogas, aos profissionais da rede municipal de educação de cada localidade.

Os professores de São Mateus do Sul participam da capacitação ministrada em parceria com o IFPR (Instituto Federal do Paraná), onde, quinzenalmente,a equipe da Secretaria ministra aulas, em Campo Largo, aos profissionais da área da educação que obtêm conhecimento das ações e dos projetos aqui aplicados, visando aplicação naquela cidade.

Na última segunda-feira (20), enquanto uma equipe se manteve na sede atendendo a população, outras duas se dirigiram para dialogar com os educadores das cidades de Antônio Olinto e São Matheus do Sul.

Em ambos os eventos, foi apresentado o Cirilo, mascote da Secretaria, protagonista da história em quadrinhos desenvolvida pela equipe do órgão e incluso na matriz curricular de ensino local, o qual aborda ludicamente a prevenção às crianças dos Anos Iniciais e Ensino Fundamental, bem como outras ferramentas e materiais utilizados para a aplicação do PESCÔ (Programa de Prevenção em Escolas e Comunidades) - inédito em Campo Largo.

O secretário municipal Carlos Weber destacou que cada município tem a sua realidade, mas as estratégias no eixo “prevenção” podem ser adaptadas a cada comarca, a exemplo do que já aconteceu em outras cidades por onde o PESCÔ foi apresentado.

As pedagogas Fabiana Martini Rigoni e Maria Alice Ronca, da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, enfatizam que os educadores, professores e participantes da comunidade escolar de São Mateus do Sul ficaram satisfeitos com o diálogo proporcionado, especialmente pela oportunidade de troca de experiências e diagnósticos, visando a construção de uma nova sociedade, começando a trabalhar a problemática com as crianças e adolescentes. "Nosso trabalho é realizado com estratégias e conhecimento de causa de cada realidade escolar. É necessária uma integração com todos os setores do Executivo para a aplicação de capacitações e estudos sobre a importância da prevenção, do tratamento e da reinserção social de quem está ou esteve em risco e em vulnerabilidade social", ressalta Fabiana.

Weber esteve em Antônio Olinto e emenda que essa troca de informações é necessária e fundamental para a correta aplicação dos programas que visam a prevenção como recurso principal e certeiro no trabalho contra as drogas.