23/07/2015
Campo Largo é selecionada para segunda fase do LabCEUs
23/07/2015
Fonte:Depcom/PMCL
Em um evento no interior de São Paulo no último dia 16, o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), Guilherme Varella, anunciou o resultado final da segunda chamada pública do programa Laboratórios de Cidades Sensitivas (LabCEUs). Campo Largo, que possui uma unidade no Jardim Meliane, foi uma das cidades selecionadas. O município receberá a atividade entre os meses de agosto e novembro deste ano, no próprio local.
“O objetivo do LabCEUs é justamente fazer com que esses laboratórios estabelecidos nos CEUS passem a não ser vistos como um espaço que tem computador e acesso à internet para a comunidade. Isso é o básico. A gente tem que ver como esses espaços ajudam na experimentação, no conhecimento participativo, nas possibilidades de usos diversos que não sejam limitadores. Pra que crianças, idosos, jovens usem o espaço, se sintam bem e encontrem soluções alternativas. Precisamos usar o LabCEUs e o próprio CEU como espaços apropriáveis pela sociedade, em que eles cheguem e tenham outra visão de seu território, da sua identidade”, discorreu o secretário do MinC, sobre a importância do programa.
Em Campo largo, a ocupação vai durar dois meses. O projeto chama-se Jardinagem Territorialidade, que tem como proposta investigar a jardinagem enquanto experiência artística, propondo a ativação de sentidos e territórios, articulação de saberes e utopias em fricção com a realidade cotidiana.
A atividade propõe diálogos, trocas, ressignificações e práticas em um espaço transdisciplinar que envolve arte, ativismo, cultura, agricultura orgânica, urbanismo e ecologia. O proponente do projeto foi Newton Rocha Filho (Goto).
Projetos Escolhidos
Através do edital, foram contempladas 15 propostas de ocupação dos laboratórios multimídia de dez unidades do CEUs, sendo dez projetos com dois meses de duração e cinco projetos com quatro meses de duração. Ao todo serão investidos R$ 160 mil nestas iniciativas, que acontecerão entre os meses de agosto e novembro de 2015.
“Este é um investimento pequeno perto do resultado que estamos tendo em todos as cidades onde estamos com o LabCEUS. É só uma indução pra que as iniciativas explodam e ganhem desdobramentos. Estamos muito contentes com o processo”, disse Varella.
Nesta segunda chamada pública, foram selecionados projetos com temáticas diversas, que propõem a integração do laboratório multimídia com a cidade para se pensar as pautas que permeiam os cenários urbanos.
Chama atenção a quantidade de propostas que trouxeram ações ligadas ao urbanismo emergente, trabalhando transversalidade das temáticas, mas em especial ligando-as à questão ambiental. Foram seis, dentre os 15 contemplados. Há também iniciativas que tratam de identidade cultural, audiovisual, gênero, tradição, espiritualidade, entre outros.
Entre os dias 18 de maio e 22 de junho foram recebidas 221 inscrições no total, das quais 198 foram válidas para o processo seletivo. Ao todo foram 15 projetos enviados para Campo Largo (PR). Os proponentes selecionados serão contatados pela equipe do LabCEUs para encaminharem as documentações necessárias para contratação.