Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:21:53
Geral

Projeto

Projeto de criação do Distrito Industrial inicia em 2016

Projeto

20/07/2015

A criação do Distrito Industrial de Campo Largo está cada vez mais próxima. O deputado estadual Alexandre Guimarães (PSC), que está intermediando a demanda junto ao governo estadual desde 2013, entregou nessa semana à Casa Civil o pedido de urgência para que a desafetação da Bacia do Itaqui seja liberada assim que acontecer a desativação, prevista para dezembro de 2015, segundo carta de compromisso da Companhia de Saneamento de Estado do Paraná (Sanepar). Com os dois processos concluídos, desativação e desafetação, município de Campo Largo está livre para iniciar em 2016 o projeto de implantação de seu parque industrial.

A solicitação da desafetação foi entregue pelo deputado ao secretário chefe da Casa Civil Eduardo Sciarra, em reunião que aconteceu no Palácio Iguaçu, no último dia 9. Junto com o pedido, foi anexada a carta de compromisso da Sanepar, que define o prazo da desativação para o fim de 2015.

“Com a parte da Sanepar concluída em dezembro, é necessária, então, uma ação política do governo do Estado de liberar oficialmente a desafetação. Foi esse pedido que entreguei agora ao secretário Sciarra, para que isso ocorra logo em seguida, sem burocracia. 2016 será o ano de comemorar essa conquista e arregaçar as mangas para iniciar outra etapa: o projeto do parque industrial”, explica o parlamentar.

Entenda a desativação da Bacia do Itaqui
A captação de água para abastecimento da cidade era feita na Bacia do Itaqui. Com a implantação de um novo Sistema Produtor de Água, a captação passará a ser feita no Rio Verde.
As obras tiveram início em janeiro de 2013 e culminam no fim deste ano, já feitas todas as interligações com o sistema existente e com todas as unidades devidamente testadas, ou seja, “em regime operacional definitivo”, de acordo com a Sanepar.

A mudança da captação é ambientalmente segura e garante abastecimento ainda mais abrangente da cidade de Campo Largo. Paralelamente, as obras contribuem para o projeto de ampliação da rede de esgoto da cidade, que já está em curso.