18/07/2015
Campo-larguenses reclamam de falta de água e vazamentos
18/07/2015
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Diante de reclamações que foram recebidas na redação da Folha, de campo-larguenses sem água, além de descontentamento com a finalização de algumas obras e vazamentos, foi procurada a assessoria de imprensa da Sanepar para esclarecimentos.
Por duas vezes aconteceu um rompimento da rede de água na Rua Domingos Cordeiro, esquina com a Francisco Xavier de Almeida Garrett, no bairro Aparecida. Água invadiu residências e também atrapalhou o comércio local, principalmente um mercado localizado bem nesta esquina. Segundo a Sanepar, “é essencial entender que a obra é importante para a cidade e que os incômodos são temporários. Durante as obras foi garantido o acesso ao mercado. Porém como a adutora foi instalada no terço da rua, foi inevitável o bloqueio da pista para garantir a segurança no local. Os rompimentos foram decorrentes de problemas construtivos e já corrigidos”.
Moradores do Jardim Tropical, Jardim Esmeralda, bairro Águas Claras e do Nova Trento estão reclamando de falta de água constante. Um leitor chegou a comentar de 16 dias com falta de água no Nova Trento. De acordo com a Sanepar, “as obras de maior impacto no abastecimento ocorreram no mês de maio deste ano. Desde então, estão sendo realizados serviços pontuais na região, tais como a implantação de novas redes e interligações que vão permitir aumentar o fluxo d’água e melhorar as condições de abastecimento. Só que para implantar as redes e fazer as interligações é necessário interromper o abastecimento por algumas horas”.
A companhia ainda declara que “as faltas de água periódicas são necessárias para a implantação do novo sistema de abastecimento. As interrupções são informadas à população com dois dias de antecedência. O descontentamento dos clientes deve durar pouco, pois a Sanepar está trabalhando muito e aplicando muito dinheiro para garantir um melhor serviço em breve. A equipe da Sanepar acompanha em período integral a execução dos serviços e fiscaliza o andamento da obra”.
Na marginal Ayrton Senna, esquina com a Ema Taner de Andrade, uma leitora reclamou de uma obra, segundo ela mal sucedida, que deixou um buraco em frente ao seu estabelecimento comercial – buraco que causou alguns acidentes, um homem até chegou a fraturar a perna. “A recomposição de pavimento nos trechos de intervenção da obra está sendo realizada no menor prazo possível. Em relação a essa situação em específico, esclarecemos que em duas ocasiões foi implantada a base para pavimentação, no entanto devido às chuvas no período não foi possível executar a camada de asfalto. Hoje, dia 15 de julho, a faixa de rolamento está sendo concretada. A camada de asfalto será recomposta assim que o clima permitir. Da empreiteira é cobrada a agilidade nos serviços”, informa a Sanepar.
“A Sanepar reitera que na cidade de Campo Largo está sendo construído um sistema de abastecimento totalmente novo. É uma obra complexa, demorada e que, inevitavelmente causa transtornos, com escavações nas ruas, alterações no trânsito e nos acessos aos estabelecimentos comerciais. Nesta fase, as interrupções no abastecimento, em algumas áreas, estão ocorrendo de forma mais intensa para interligar as tubulações e para testar as adutoras. Nada disso é novidade, como bem tem sido noticiado pela Folha de Campo Largo. Os leitores/clientes da Sanepar têm recebido informações sistemáticas pela imprensa e pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br). Todas as paradas de abastecimento por conta da obra são informadas à população com no mínimo 48 horas de antecedência. Nos comunicados é informado o início e o fim do desabastecimento. As interrupções ocorrem durante algumas horas, não dias. Ficam sem água os clientes que não atendem à norma da ABNT que recomenda instalar caixa-d’água com capacidade para atender o consumo no imóvel por 24 horas. Se o cliente ficar mais de um dia sem receber água, deve entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115”.