Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:20:18
Geral

Professores são beneficiados com revisão da tabela do plano de carreira

Professores são beneficiados com revisão da tabela do plano de carreira

17/07/2015

Fonte: Assessoria da Prefeitura Municipal de Campo Largo

Na manhã da última segunda-feira (13), o Prefeito Affonso Portugal Guimarães recebeu a visita da professora municipal Rita do Rocio Machado Ferreira, docente da Escola Municipal Luiza Gonçalves Monteiro, em Bateias. Representando toda a classe, ela esteve na sede do governo municipal para agradecer o empenho e o trabalho do político com relação ao reajuste da tabela de plano de carreira dos professores municipais. Após anos de espera, a mudança enfim saiu do papel.

“Esperávamos a mudança há bastante tempo, porque a atual está totalmente defasada. Venho em nome de todos os meus colegas de profissão agradecer e relatar o quanto nos sentimos valorizadas. Isso nos motiva ainda mais, porque vemos um futuro e uma perspectiva trabalhando no município, o que não ocorria antes por conta da desvalorização que o professor vivia”, comenta a docente.

“Em nome de toda a classe, venho hoje cumprimentar e agradecer o Prefeito por esta promessa de campanha que está sendo cumprida. Graças a ela, todos os professores municipais terão uma aposentadoria mais justa”, agradece Monteiro.

De acordo com o Sindicato do Magistério Municipal, órgão que representa os professores e educadores de Campo Largo, desde o mês de maio a tabela foi reajustada em 3% entre classes, valor que por ora não agrega muito no salário dos docentes, mas que no futuro fará diferença para a aposentadoria dos mesmos.

Para Márcia do Rocio Carlotto Tottene, presidente do órgão e que também participou do encontro, o conserto da tabela deixa de punir os professores que tem mais tempo de serviço.

“Quando assumimos a Sindicato, ainda em 2009, essa foi a nossa primeira pauta de reunião com a administração da época. E somente agora, em 2015, é que está saindo do papel, muito por conta do trabalho e cumprimento do compromisso que o prefeito Affonso havia assumido”, cita.

Segundo Tottene, o plano de carreira anterior dizia que a tabela de vencimentos dos professores teria um aumento de 3% quando o docente atingisse outra classe, que são as divisões em que o professor é enquadrado de acordo com suas especializações e seu tempo de serviço. Porém, na prática, aplicava-se 3% sobre o valor inicial da tabela.

Conseqüentemente, nas datas bases, a tabela bonificava os docentes do mesmo modo, tanto o profissional que tem um ano de trabalho e acabou de se tornar funcionário do município quanto quem se qualificou e tem mais de 20 anos de serviço.

“A tabela era muito injusta com quem dedicou toda sua vida a servir o município. Quanto mais tempo de casa menos você ganhava. A reforma dela é justa e garante uma aposentadoria digna, beneficiando inclusive o professor já aposentado. Não estamos ganhando nada a mais, e sim ajustando aquilo que era perdido com o tempo de serviço”, relata.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Avanir Mastey, finaliza comentando sobre os benefícios da medida.

“Antes, o professor que começava sua carreira no município, na primeira oportunidade que tinha, acabava migrando para o estado. Hoje o nosso plano de carreira é melhor que o do estado. Muitos professores que saíram para a rede estadual lutam para voltar para a municipal”, comenta.

“Como representante do município, afirmo que só conseguimos promover o reajuste graças ao bom dialogo com o sindicato. Realizamos estudos e vimos que era possível. Todos são provas que temos nos esforçado, mas nossos recursos são poucos diante aquilo que sonhamos para os nossos professores. Não é o ideal, mas é importante pelo contexto e situação econômica da nossa cidade”, finaliza.

 

* Matéria com informações atualizadas (em relação ao impresso) pela assessoria da Prefeitura Municipal de Campo Largo