Prefeitura quer mais participação de empresários locais nas licitações
17/07/2015
Com o objetivo de oferecer oportunidade a todos os empreendedores e empresários de Campo Largo em participar do processo licitatório da Prefeitura, o prefeito Affonso Guimarães juntamente com os secretários municipais de Finanças, Administração e Desenvolvimento Econômico reuniram-se com representantes do Sebrae para estudar a criação de mecanismos para facilitar este acesso. A reunião, realizada na sede do Governo, foi acompanhada também pelo deputado estadual Alexandre Guimarães.
Na opinião do prefeito, os microempresários e fornecedores locais podem e devem participar das licitações, por isso a Prefeitura tem interesse em investir na geração de oportunidades. “A parceria com o Sebrae foi firmada no ano passado justamente com este objetivo”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico Lucir Marchiori. E este ano foi inaugurada a Sala do Empreendedor, que propicia mais facilidade aos microempreendedores individuais no acesso aos serviços.
A partir de agora, o trabalho será complementado com a orientação, para que haja maior participação local nas compras da Prefeitura realizadas por meio de licitação. Segundo Lucir Marchiori, há um índice pequeno de participação por parte dos microempreendedores locais justificado na maioria das vezes pela falta de informação. “Queremos trabalhar nessa orientação porque a Prefeitura quer comprar do empreendedor local”, revela. “Os benefícios são muitos, tanto para o empresário como para a população, uma vez que favorece o desenvolvimento e os tributos permanecem em nosso município”, completa.
O secretário de Administração Luiz Norberto conta que a Prefeitura já vem buscando realizar este trabalho junto ao empresário, orientando sobre a documentação necessária, prazos, entre outros, mas concorda que deve ser realizado um trabalho mais abrangente.
Em um primeiro momento o Sebrae deve realizar um trabalho junto ao setor de compras da Prefeitura, sempre tendo como foco a oferta de mais oportunidade ao empreendedor local.
Estuda-se ainda a possibilidade de implantação do Programa Compra Campo Largo, do Sebrae, que engloba a capacitação dos fornecedores do município na questão das licitações. O programa envolve palestras e orientações fundamentadas na Lei 866 que rege o sistema de licitações.
Dentro deste mesmo programa são desenvolvidas ações voltadas à interação das empresas com o governo municipal e entre as próprias empresas. Estas ações oportunizam que empresas menores passem a oferecer produtos ou serviços às maiores, favorecendo o desenvolvimento.
Apresentação
O projeto do Sebrae foi apresentado às autoridades municipais pelo consultor do Sebrae Jaime Colatusso e pelo coordenador de áreas ambientais e políticas públicas Sebrae Paraná, Vinicius Millani. Participaram os secretários Ivo Norberto, Lucir Marchiori e Luiz Norberto e demais funcionários municipais envolvidos no processo.