Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:25:03
Geral

Tornado

Temporal e tornado destroem casas e deixa 19 feridos em Francisco Beltrão. Nesta terça-feira frente fria se desloca pela região Sul.

Tornado

14/07/2015

Foto de Altair Souza publicada no Climatempo

Segundo publicado no Jornal de Beltrão, uma forte tempestade atingiu a comunidade do Km 8 na noite desta segunda-feira, 13, em Francisco Beltrão. Levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros indica que sete casas foram destruídas. O cenário de destruição é total, casas inteiras foram arrancadas, veículos movidos do chão, árvores e postes quebrados. Segundo informações da assessoria de imprensa de Francisco Beltrão, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) recebeu 19 feridos em decorrência da tempestade, dos quais cinco foram encaminhados para o Hospital Regional, cinco para o Hospital São Francisco e os demais permanecem em observação. Em uma única residência, onde estava sendo comemorado um aniversário, 15 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o capitão Eriksen Mafra, do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, também há registro de casas destelhadas nos bairros São Francisco, São Miguel e Cristo Rei. O Exército Brasileiro está trabalhando em conjunto para prestar atendimento à população. "A situação mais grave foi na comunidade do Km 8, onde tivemos casas destruídas, nosso pessoal ainda está no local prestando todo o atendimento necessário." A prefeitura e demais órgãos de segurança como Samu, Polícia Militar e Polícia Civil também estão mobilizados.

Simepar

Fortes tempestades avançaram pelo sudoeste do Paraná na noite desta última segunda-feira, dia 13/07. Uma delas, em especial, se destacou. Uma supercélula ganhou força em Bela Vista da Carobá por volta das 18h10min. A tempestade avançou por Ampere e às 18:30 chegou no oeste do município de Francisco Beltrão, com intensidade compatível a tempestade extrema. Entre 18:45 e 18:53 o mesociclone estava configurado e, nesta tempestade, um tornado atingiu a zona rural de Francisco Beltrão. Conforme o Radar Meteorológico do Simepar de Cascavel as rajadas de vento estimadas chegaram a 120 km/h por volta das 18h50min em Francisco Beltrão. 
A denominação do evento tornado em  Francisco Beltrão foi definida com base na análise dos dados do radar Meteorológico do Simepar de Cascavel, assim como o auxilio da Defesa Civil Estadual e relatos e fotos da população. É importante salientar que não é necessário que seja um tornado  para que uma tempestade esteja associada a destruição. Outras formações podem ser tão intensas quanto essas (linhas de instabilidades, microexplosões...)
A elevada possibilidade para eventos extremos de tempestades na noite de 13 de julho já havia sido prevista com antecedência de dias pelo Simepar, e alertas foram emitidos em tempo hábil aos órgãos responsáveis para que o pronto atendimento fosse o mais breve possível. Felizmente, o tornado não ocorre com frequência na nossa climatologia, mas eventos como esses começam a  ser melhor identificados e até denominados, com o auxilio do radar meteorológico de Cascavel, em atividade a 1 ano e meio. O radar de Cascavel vem contribuindo no monitoramento e alertas de curto prazo a metade oeste do Estado, região que é a porta de entrada no tempestades severas no Paraná e que, junto com o noroeste do RS e oeste de SC, apresentam frequência em eventos extremos em todos os períodos do ano. Salientamos a importância de seguir os órgãos oficiais de monitoramento e previsão do tempo e também de Defesa Civil de cada Estado. Houve muitos boatos em meio a todos acontecimentos, assim como foram enviados muitas fotos de estragos e registros de eventos passados, que não estavam associados ao tornado da noite desta última segunda-feira em Francisco Beltrão. Este tipo de atitude dificulta e confunde a análises dos órgãos competentes diante a eventos de tamanha seriedade.

 

 

Previsão

Segundo o Simepar, nesta terça-feira uma frente fria se desloca pela Região Sul do Brasil se aproximando do estado do Paraná. As taxas de instabilidade continuam muito elevadas em todas as regiões do Estado. Novamente, há previsão de temporais nas diversas áreas paranaenses, sendo mais intensos nas regiões oeste, sudoeste, centro e sul, divisa com Santa Catarina. Nesses setores do Estado, as chuvas serão volumosas e somado ao volume de chuva registrado desde a sexta-feira, as condições são muito favoráveis para gerar cheias de rios e inundações em muitos centros urbanos. Do centro para o norte e no leste o Sol aparece entre nuvens, e as chuvas ocorrem a partir da tarde.