Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:25:51
Geral

Excesso de peso

O primeiro ponto para se obter sucesso em um programa de emagrecimento é estar motivado. Excesso de peso é a maior reclamação  em consultório de endocrinologista

Excesso de peso

04/07/2015

A principal queixa dos pacientes nos consultórios de endocrinologistas e nutricionistas é o excesso de peso e obesidade. “Sabemos que a tendência é que essa procura deva aumentar e muito nos próximos anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde”. comenta o  endocrinologista André Ricardo Fuck. “Mas por que é tão difícil perder  peso e manter o peso perdido e qual a fórmula para emagrecer com sucesso?”, ele questiona.

O especialista orienta que o primeiro ponto - e talvez o mais importante - para se obter sucesso em um programa de emagrecimento é estar motivado. Motivação nada mais é do que orientar o comportamento para um objetivo maior, no caso, para a perda de peso. Orientar o comportamento significa mudar hábitos, abdicando daqueles que irão atrapalhar a perda de peso e adquirindo hábitos novos que, sabidamente, ajudarão a conquistar o nosso objetivo.

O segundo passo é estabelecer metas. Estas devem ser realistas e também desafiadoras. Como exemplo, pode-se ter como meta maior a perda de 10kg no período de seis meses, porém no curto prazo se quer perder de 0,5 a 1kg por semana. Assim, tem-se um objetivo realista e também desafiador.

Seguem abaixo algumas dicas do endocrinologista para emagrecer com sucesso:

Não existe dieta milagrosa. A dieta que dá certo é aquela na qual reduzimos o valor calórico total do que ingerimos no dia.

Nunca encare a dieta como um sacrifício, e sim, como um meio para se chegar a um fim; pensar no lado negativo da dieta faz com que se perca a motivação de fazê-la;

Não se culpe por comer, torne a refeição um momento prazeroso do seu dia e encontre prazer nos alimentos menos calóricos;

Conheça o valor calórico dos alimentos. Como foi dito, a dieta que dá certo é aquela com redução das calorias totais;

Escolha locais tranquilos para realizar as refeições e alimente-se com calma;

Não existem alimentos “proibidos”, mas sim, alimentos que devem ser evitados ao máximo. Quando comer algo que supostamente não deveria, compense nas refeições seguintes ou com atividades físicas.

Não pule refeições, em especial o café da manhã, e tente fracionar as refeições ao longo do dia, isso ajuda a moderar o apetite e aumentar o gasto metabólico.

Procure ingerir bastante líquido, de preferência água, nos intervalos das refeições.

Cerque-se de pessoas com o mesmo objetivo que o seu (grupos de apoio, academia de ginástica etc.) e faça com que as pessoas de sua casa se envolvam e também participem da mudança de estilo de vida.

Utilize adoçantes no lugar de açúcar; Evite doces, bolos, chocolates, entre outros; Utilize bebidas sem açúcar (light, zero).

Tente fazer uma alimentação o mais natural possível, rica em fibras, vegetais, legumes, frutas e carboidratos integrais.

Evite o excesso de carboidratos (amido), em especial os refinados, que são utilizados em excesso nos dias de hoje.

Utilize leite e seus derivados sem gordura, desnatados. Carnes magras, de preferência cozidas, assadas ou grelhadas.

Pratique atividades físicas diariamente, seja durante suas atividades diárias ou reservando um tempo específico para isso. Serve trocar o elevador por escada, trocar o carro/ônibus por caminhada, matricular-se numa academia ou andar de bicicleta.

Resumindo, o “segredo” das pessoas que conseguem perder peso e manter o peso perdido ao longo da vida é que elas se mantêm motivadas, com dieta hipocalórica e altos níveis de atividade física. Se sente dificuldades para perder peso, sofre de ansiedade excessiva, compulsão, entre outros, é importante marcar uma consulta com uma nutricionista ou endocrinologista de sua preferência.
Dr. André Ricardo Fuck atende na Clínica Resnauer, informações (41) 3032-4012.