27/06/2015
Denúncia de despejo de lixo irregular termina em limpeza
27/06/2015
Há cerca de um mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu a reclamação de moradores da Rua Dirço Ribas, mais conhecida como Estrada da Ratada. A reclamação era que o local havia virado um verdadeiro lixão a céu aberto, dada a quantidade de materiais despejados no entorno da via. Após uma breve fiscalização, uma empresa foi flagrada praticando o crime ambiental e desde a última sexta-feira (19), a empresa notificada vem promovendo a limpeza do local.
“De tempos em tempos, uma equipe da própria secretaria realiza a limpeza do local. Mas ultimamente nem mesmo as placas de sinalização estão sendo respeitadas, visto que até isso tem sido furtado. Após recebermos um vídeo com a denúncia, ficamos na espreita e flagramos a empresa cometendo o crime”, comenta um dos fiscais da Secretaria, Udilson Teixeira.
De acordo com o fiscal, as empresas e os caçambeiros praticam a ilegalidade durante a noite e nos fins de semana, o que dificulta o trabalho da Secretaria. “Sabemos que todo o lixo aqui presente não foi somente uma empresa que despejou, mas como eles foram os flagrados, propomos a eles: ou limpavam toda a área ou seriam autuados em cerca de R$ 10 mil, tendo ainda que retirar sua parte no lixo. Escolheram limpar todo o local”, relata.
Em um primeiro momento serão retirados os resíduos comuns. Uma segunda etapa vai acontecer para a retirada de materiais que precisam ter uma destinação especifica. “Sinceramente, não vemos motivos para que as pessoas cometam esse tipo de crime ambiental. A Prefeitura disponibiliza a coleta de todo tipo de material, basta solicitar pelo telefone 0800-645-0506. A preservação ambiental é um dever de todos nós”, finaliza Teixeira.
Moradores podem ajudar a Prefeitura
Segundo Udilson Teixeira, os próprios moradores podem auxiliar a Prefeitura na conservação e manutenção da cidade. “Os moradores podem nos auxiliar no combate deste tipo de crime, denunciando quando presenciarem o fato. Basta anotar a placa do veículo ou o nome da empresa que esteja cometendo o crime ambiental. Sua identidade será totalmente preservada”, explica o fiscal.
Todas as denúncias podem ser realizadas através do telefone 0800-645-0506, pelo email smma@campolargo.pr.gov.br, ou até mesmo no balcão da própria Secretaria. Sua identidade será preservada.
Outras ações
Os fiscais da Secretaria têm trabalhado também no combate dos acumuladores em Campo Largo. Diferentemente dos recicladores, que coletam o material e destina o mesmo às Associações, o acumulador coleta e não destina o material, o que pode trazer transtornos à comunidade como um todo no entorno da residência. “Uma das atribuições do fiscal da Secretaria é combater o acúmulo de matéria em via pública, em calçadas, espaços fora da casa do acumulador. Do portão para dentro, temos o apoio da Vigilância Sanitária, visto que o material pode virar abrigo para transmissores de doenças”, finaliza Teixeira.