Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 09:21:13
Geral

Servidores do judiciário estão em estado de greve

Servidores do judiciário estão em estado de greve

23/06/2015

Por Danielli Artigas de Oliveira

O atendimento no Fórum de Campo Largo tem sido parcial devido ao estado de greve dos servidores judiciários. No início de junho representantes dos servidores do Poder Judiciário de Campo Largo visitaram a sede da Subseção da OAB Campo Largo e entregaram ao presidente Dr. Osmar Zotto uma carta aberta, na qual expõem as reivindicações.
“Eu e o vice-presidente da OAB entendemos como justas as reivindicações da categoria e garantimos total apoio ao movimento”, declara Dr. Osmar. Os servidores se mostram preocupados em não prejudicar os advogados nem as partes no andamento dos processos judiciais em trâmite no Fórum de Campo Largo. Na Carta os servidores informam que a pauta defende a priorização e melhoria do 1º Grau de Jurisdição, bem como luta pelos direitos dos seus servidores.
“A nossa pauta é por dignidade de condições de trabalho em todo o Poder Judiciário paranaense, o que envolve a revisão do Decreto nº 2.310/2014 (Meta 3 CNJ), o incremento do número de técnicos cumpridores de mandados, o acréscimo de uma função gratificada de supervisão nos Juízos Únicos e a realização de concurso público, de modo as unidades judiciárias tenham a adequada proporção de servidores em relação à demanda processual existente”, detalham na Carta.
Ainda acrescentam que os servidores são diferenciados por leis em dois quadros funcionais que resultam em procedimento disciplinar diferente e remuneração inferior, inclusive para cargos que exigem o mesmo nível de escolaridade. Eles cobram um posicionamento quanto à promessa de aumento salarial neste ano.
No documento os servidores afirmam que o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário encaminhou documento solicitando que a OAB/PR requeira ao Tribunal de Justiça a suspensão dos prazos processuais enquanto durar a greve.
Funcionamento
Em estado de greve, está da seguinte maneira o funcionamento das Varas do Fórum:
1ª Vara Cível – funcionamento normal
2ª Vara Cível – atendimento apenas aos casos urgentes, atendimento ao público, partes e advogados para informar sobre o funcionamento no período da greve e audiências ocorrendo normalmente.
Vara Criminal - funcionamento normal
Juizado Especial – atendimento apenas aos casos urgentes, atendimento ao público, partes e advogados para informar sobre o funcionamento no período da greve e audiências ocorrendo normalmente.
Vara de Família e Infância - atendimento apenas aos casos urgentes, atendimento ao público, partes e advogados para informar sobre o funcionamento no período da greve e audiências ocorrendo normalmente.