Mais de 12 mil alunos da Rede Pública voltam às aulas
15/06/2015
Por Luis Augusto Cabral
Após 45 dias de greve dos professores, nesta quinta-feira (11), os 12.251 alunos das 25 escolas e colégios estaduais de Campo Largo voltaram às aulas. Algumas escolas já funcionaram na quarta-feira (10). A coordenadora escolar do Núcleo Regional de Campo Largo, da Secretaria de Estado da Educação, Lice Helena Costa, disse que “haverá um grande empenho de todos os servidores e professores, bem como da Secretaria de Educação, para garantir que os alunos não sejam prejudicados no que diz respeito aos conteúdos e à conclusão do ano letivo”.
Em Campo Largo são 25 escolas e colégios estaduais, com 438 turmas, e a principal preocupação da Secretaria da Educação, no momento, segundo Lice, é com a reformulação do Calendário Escolar, que deve garantir a reposição dos dias parados e o cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas/aulas, aos quais os alunos têm direito, conforme demanda a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação)”.
Reposição
“Vamos nos reunir com as diretoras das escolas e com os professores, para definirmos como as aulas serão repostas. Cada escola vai definir a sua prioridade, mas é possível que, em alguns casos, tenhamos aulas inclusive nos sábados”, explicou a coordenadora. Esse primeiro dia de retorno às aulas serviu principalmente para que as crianças e jovens se reambientassem nas salas e na rotina. Muitos acreditam que esse movimento deve continuar nesta sexta-feira, e a partir de segunda-feira (15), a carga de conteúdo seja reforçada pelos professores.
A preocupação maior, com a perda de conteúdo, é dos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, que no final do ano vão enfrentar as provas de Vestibular. A perda de conteúdo nos 45 dias de greve é, para eles, importante, e esse material precisa ser recuperado de qualquer maneira.