Jovens em vulnerabilidade social concluem curso de Elétrica
05/06/2015
Na tarde de quarta-feira (27), cinco jovens que se encontravam em situação de risco receberam o Certificado do SESI/SENAI pela conclusão do curso de Elétrica Predial – 120 horas, finalizado com esforço e esmero por esses alunos.
O encontro foi realizado na sede da Secretaria e contou com a presença da Gerente do SESI/SENAI Campo Largo, Mericler Doneda Camargo, do Secretário Municipal Carlos Weber, da Pedagoga Talita Andrade, do Coordenador dos Cursos de Eletrotécnica, Peterson Luiz Kravetz, do Professor Alex Moisés Lopes da Silva e da família de um dos formandos, Samuel de Almeida.
O curso de Elétrica Predial tem como principal objetivo repassar conhecimento teórico e prático aos alunos que participam de situações de aprendizagem - as instruções os possibilitaram agir, observando a existência de vários pontos de vistas e de diferentes formas e caminhos para aprender.
Mericler Doneda Camargo enfatiza sua alegria e satisfação em poder participar desse momento único na vida desses formandos. “É mérito somente deles - concluir um curso desse não é fácil, exige disciplina, estudo, responsabilidade. Esses alunos provaram que são capazes. Parabéns a todos”.
O Secretário Carlos Weber ressalta que a parceria é um instrumento necessário para inserir jovens em risco e vulnerabilidade social à sociedade. «Buscamos o melhor para esses alunos que já enfrentaram muitas dificuldades e mostraram que tudo é possível quando se tem discernimento, foco, força de vontade e, principalmente, fé. Todo o programa é uma cooperação entre o SESI/SENAI e a Indústria Schneider Eletric Ltda.
Instrução
Samuel de Almeida tem 33 anos, é casado com Adrielly Antunes, e juntos têm uma filha de um ano. Ele conta que sofria com a dependência alcoólica e que esse curso lhe deu um norte e um incentivo quanto ao mercado de trabalho. Sua mãe, Judith Padilha de Almeida, e seu pai, João Maria de Almeida, ficaram felizes e orgulhosos do filho por mais uma conquista. “Sair da dependência não é fácil - é um trabalho difícil e exige muita força de vontade. Agradeço a Deus e as parcerias que ajudam meu filho a se reerguer”, destaca o pai de Samuel.
Em Campo Largo, só foi possível desenvolver esse projeto com a parceria com a Secretaria, em especial com a assistência incondicional da funcionária Maria de Fátima Ribeiro e equipe que são responsáveis pelo acolhimento das pessoas em vulnerabilidade social que chegam ao órgão e as orientam e encaminham, tanto para tratamento como para cursos e oficinas, com a finalidade de ajudá-las e inseri-las na sociedade e no mercado de trabalho.