Terça-feira às 26 de Novembro de 2024 às 11:42:23
Geral

CIEE

24/05/2015

CIEE já colocou mais de 500 jovens no mercado de trabalho

CIEE

24/05/2015

Por: Luis Augusto Cabral


Uma lei federal, de número 10.097/2000, determina que as empresas devem contratar, obrigatoriamente, entre 5 e 15% do número de funcionários, menores aprendizes. As vagas são destinadas preferencialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 14 e 16 anos e seis meses. O objetivo é facilitar a entrada desse jovem no Mercado de Trabalho, dando oportunidade para que ele tenha o seu primeiro emprego.

Em Campo Largo, dezenas de empresas não cumprem a legislação, nesse aspecto, por desconhecimento ou por não encontrar a mão-de-obra específica. Por outro lado, muitos adolescentes acham difícil esse primeiro contato, muitas vezes por timidez, e acabam desistindo de procurar. Mais de 20 grandes empresas campo-larguenses já receberam notificação do Ministério do Trabalho, por não estarem cumprindo a chamada Lei do Menor Aprendiz e, agora, correm contra o tempo para se adequarem à Legislação.

Aprendiz
O Centro de Integração Empresa Escola do Paraná – CIEE/PR, é uma das ferramentas mais utilizadas para a conquista do primeiro emprego. “Em Campo Largo, mais de 500 jovens estão contratados como aprendizes em dezenas de empresas, através do CIEE, que também capacita os jovens para o trabalho por meio de estágio, pela oferta de cursos gratuitos de Informática Básica e de outras disciplinas essenciais à melhoria dos índices de empregabilidade”, explica Patricia Costa, coordenadora do CIEE Campo Largo.

Ela lembra que “para as empresas, além de oportunizar o ingresso no mundo do trabalho, de jovens que mais precisam, há uma diferenciação no recolhimento de encargos sociais de 2% no FGTS e 8% no INSS”.

Para se credenciar como Menor Aprendiz, o jovem com 14 anos ou mais deve se cadastrar no CIEE, através do site, www.cieepr.org.br, ou ir pessoalmente à sede do CIEE Campo Largo, na Rua Xavier da Silva, 990, sala 14. Após preencher o cadastro ele é encaminhado à empresa, para entrevista e, se contatado, passará a dar expediente de quatro horas, na empresa, quatro dias por semana, além de um dia da semana cumprir expediente em curso de aprendizado no CIEE. O salário é 50% do Mínimo Regional, num total de R$ 502,72. O Menor Aprendiz recebe apoio de uma equipe multidisciplinar, com Psicóloga, Pedagoga e Assistente Social e acompanhamento de sua evolução profissional, na empresa e escolar.

No próximo dia 15 de junho, o CIEE vai iniciar uma nova turma de Aprendizes. Os jovens que buscam a oportunidade do primeiro emprego devem procurar o escritório do CIEE para preencher o cadastro e se habilitar a uma das dezenas de vagas oferecidas pelas indústrias e comércio locais.

Historicamente, a maioria dos jovens aprendizes, com o final do contrato, acaba, sendo efetivados na própria empresa, na função que estavam ocupando ou em outra atividade na qual tenha se destacado. O CIEE Campo Largo funciona há 16 anos e já tem uma tradição na conquista do primeiro emprego, pelos jovens campo-larguenses.

Mais informações podem ser obtidas no CIEE Campo Largo, no site www.cieepr.org.br, ou ir pessoalmente à sede do CIEE Campo Largo, na Rua Xavier da Silva, 990 - sala 14 – Centro. Fone:|41| 3392-1898  Fax: 3292-8096.