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Água

A Sanepar deverá realizar cerca de 30 interrupções no abastecimento de água em Campo Largo, mas ninguém fica sem água quando o imóvel possui caixa d’água.

Água

18/05/2015

Por Luis Augusto Cabral

A Sanepar deverá realizar cerca de 30 interrupções no abastecimento de água em Campo Largo, nos próximos 60 dias, para execução de aproximadamente 100 interligações e implantação de válvulas redutoras de pressão e dos macromedidores de vazão. Cada intervenção, que visa ligar o novo sistema de abastecimento à rede de distribuição, atingirá uma área específica da cidade e deverá durar de algumas horas ao dia todo.
Não é possível executar os serviços sem interromper o abastecimento, mas as residências que possuem caixas d´água dimensionadas para o consumo da família, por pelo menos 24 horas, não ficarão desabastecidas. A Reportagem da Folha de Campo Largo verificou, em alguns bairros, que muitas residências não possuem essas caixas, algumas vezes devido à fraca estrutura do imóvel e, outras, por falta de recursos da família. Uma caixa pequena, de 500 litros, custa em média R$ 190,00 e a de mil litros, R$340,00.

Prevenção
Uma família que consome 30m3/mês de água deve instalar uma caixa com capacidade para mil litros. Uma família menor, com consumo médio de 15m3/mês, deve instalar uma caixa com capacidade de 500 litros. Há outras medidas, de 180 a 5.000 litros, no mercado, mas esses tamanhos são exceção. Na média as residências possuem caixas com capacidade para 500 ou mil litros.
Em nota, esta semana, da Assessoria de Imprensa da Sanepar, o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche destacou a importância dos consumidores que ainda não possuem caixas de reservação, que adquira uma, dimensionada para o consumo da família, reduzindo quase a zero a possibilidade da residência ficar sem água.
A Companhia informou, ainda que, após as interrupções, quando o imóvel voltar a ser abastecido, apesar dos cuidados que as equipes técnicas tomam, é possível que a água chegue com alguma alteração de cor, porém o produto continua com garantia de qualidade bacteriológica, sem oferecer risco à saúde, caso seja consumido.
Para evitar a entrada de água com cor alterada, o consumidor pode fechar o registro no cavalete (relógio) e só reabri-lo após o período de reinício do fornecimento. É importante verificar na torneira mais próxima do cavalete se a água está chegando em condições normais. Se houver alteração, o consumidor deve entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115. As interrupções no abastecimento para a conclusão das interligações são divulgadas, também, no site da Sanepar (www.sanepar.com.br), no campo Paradas no Abastecimento.