Na noite de quarta-feira (21), Sidnei Aparecido de Almeida, de 29 anos, foi morto após ser baleado pela Guarda Municipal na Rua João Stukas, no Botiatuva. A vítima tentou fugir após abordagem da GM.
22/01/2015
Na noite de quarta-feira (21), morreu no Hospital do Rocio, Sidnei Aparecido de Almeida, de 29 anos, após ser baleado pela Guarda Municipal de Campo Largo, na Rua João Stukas, no Botiatuva. Segundo relato da Guarda Municipal, a vítima não acatou a voz de abordagem pela equipe e fugiu. Quando ele parou - após ter o pneu furado ao bater no meio fio -, fez menção de estar armado e houve o revide.
Segue relato dos guardas municipais envolvidos, eles estavam em patrulhamento na região central próximo ao Terminal Urbano de Campo Largo quando avistaram o Gol em que o rapaz estava passar em alta velocidade e fazer um cavalo de pau. O carro chamou a atenção porque a placa é de Colombo e com característica de um veículo que estaria realizando roubos e furtos na região, quando então se iniciou um acompanhamento tático.
Sidnei furou todos os sinais e cruzamentos em alta velocidade e, ao acessar a João Stukas, próximo à Legrand, um dos pneus estourou ao pegar o meio fio. Ele tentou conduzir por mais alguns metros com o pneu furado, mas com o carro sem condições o condutor parou de forma brusca. Ao dar voz de abordagem, segundo os GMs, ele tinha algo nas mãos e fez menção de virar para a equipe como se estivesse armado, momento em que ocorreu apenas um disparo por parte do Guarda Municipal, atingindo o indivíduo no ombro.
Quase que imediatamente, chegou ao local um carro com várias pessoas que se indentificaram como familiares, os quais partiram para cima da equipe impedindo a continuidade da ocorrência e vindo a tirar o suspeito de dentro do carro e levá-lo ao hospital, contrariando as orientações dos GMs que estavam no local para acionar uma ambulância. Ainda segundo os GMs, várias pessoas passaram a hostilizá-los e não os deixaram chegar próximo ao carro, o qual teriam tentado remover do local, inclusive ameaçando os GMs de morte.
Em seguida, chegaram várias outras pessoas antes do apoio de outras viaturas. Essas pessoas pegaram vários pertences de dentro do carro e somente após a chegada de outras equipes e da PM, que a equipe conseguiu chegar ao veículo e realizar as buscas por ilícitos, onde nada foi encontrado.
O veículo, um Gol placas CIY-6543, possui várias pendências administrativas e o condutor já conta com várias passagens por furto e roubo a mão armada. No dia 29/05/2007 ele foi preso após furtar dinheiro e objetos no interior de um clube na Rua D. Pedro II, em Campo Largo. No dia 24/05/2010 foi preso em Bocaiúva do Sul por roubo agravado. Dia 10/02/2011 foi preso na localidade de Lago Barigui, em Colombo, por furto à residência e dia 22/02/2011 voltou a ser preso na Rua Virinio Arciê, em Colombo, na Chácara Pesque e Lazer, por furto de uma roçadeira, do local onde ele era caseiro.
O corpo de Sidnei Aparecido de Almeida, morador do Jardim das Acácias, foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba.