06/06/2014
Enfermeiras comemoram redução para 30 horas de trabalho
06/06/2014
Após a sanção da lei municipal, em abril deste ano, que reduz para 30 horas semanais a jornada de trabalho de profissionais da enfermagem do município, a Comissão de Enfermagem que lutou por essa aprovação decidiu confeccionar, com recursos pessoais, um prêmio em homenagem ao prefeito Affonso Portugal Guimarães, reconhecendo a importância da conquista para a categoria.
O prêmio foi entregue no último dia 30, no Gabinete do Prefeito, pelas enfermeiras Maria Cristina Ferro, Priscila dos Santos Yanaze, Tayny Marconato e Monica Maldonado, que integram a Comissão. “Foi uma forma de demonstrar nossa gratidão pelo apoio”, explica Maldonado.
“Nós trabalhamos em um ambiente de estresse e com uma grande carga emocional. Com a diminuição da jornada, melhora a qualidade do profissional da enfermagem, que passa a trabalhar muito mais motivado. Consequentemente, também melhora a qualidade do atendimento ao paciente”, acrescenta. As enfermeiras aproveitaram a ocasião para entregar um prêmio também ao secretário municipal de Saúde, Alexandre Xavier, agradecendo pela cooperação em todo o processo que se passou até a oficialização da lei.
Em um evento durante a Semana da Enfermagem (12 a 20 de maio), as enfermeiras da Comissão receberam do Coren-PR o 4º Prêmio de Excelência em Enfermagem, que homenageia o prefeito da cidade, a vereadora Sueli Guarnieri e as próprias enfermeiras da Comissão que lutaram em favor da redução da jornada de trabalho.
A luta da categoria
A luta começou em 2013, quando a vereadora Sueli Guarnieri desengavetou o projeto de lei da Câmara de Vereadores que pretendia atender a requisição da categoria. Depois de muito trabalho e discussão entre os profissionais, em janeiro de 2014 foi formada a Comissão de Enfermagem, que ficou responsável por representar a classe nas negociações.
Durante todo o processo, os profissionais receberam o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e do sindicato dos servidores municipais.
Depois de aprovada na Câmara, a lei foi sancionada pelo prefeito em abril de 2014 e já entra em vigor no dia primeiro de janeiro de 2015.