30/05/2014
Por:Luis Augusto Cabral
Uma campanha que tem por objetivo unir toda a comunidade para desenvolver ações no combate à violência em todos os níveis, a Corrente do Bem já está sendo amplamente discutida na cidade. Na semana passada o presidente do Conselho da Comunidade de Campo Largo, Bechara Amim, entregou um exemplar do projeto ao presidente do Conselho Tutelar, Antonio Amorim Costa, convidando o Conselho Tutelar para que indique um membro para compor o Conselho da Comunidade.
Lançado pelo Conselho e pelo juiz de Direito Marcos Vinicius Christo, a campanha Corrente do Bem pretende fomentar a participação da comunidade na execução das penas alternativas, acompanhar e executar projetos de ação comunitária ligada à prevenção da criminalidade. Bechara defende o apoio e a orientação da sociedade, ao egresso do sistema prisional, com o objetivo de reintegrá-lo à vida em liberdade. “É um trabalho importante para que tenhamos a possibilidade de recuperar o maior número possível de egressos, porque nós acreditamos no ser humano”, disse Bechara.
O programa prevê a assistência social e psicológica ao egresso e seus familiares, bem como a assistência jurídica, educacional (instrução escolar e formação profissional) e assistência religiosa. O programa prevê, ainda, a oferta de cursos sobre dependência química, educação no trânsito, combate à violência doméstica e outros. O mesmo trabalho deverá ser dedicado às vítimas de crimes.
A Corrente do Bem, do filme do ano 2000, que inspirou o projeto, conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. A ideia é baseada em três premissas: fazer por alguém algo que não pode fazer por si mesmo; fazer isso para três pessoas; e cada pessoa ajudada fazer isso para outras três. Assim, a corrente cresceria em progressão geométrica: de três para nove, daí para 27 e assim sucessivamente.
Os interessados devem entrar em contato com o Conselho da Comunidade, na Marechal Deodoro, 636, Edifício Advance, sala 101, ou pelo telefone 3393-1936, e-mail: ccscl@ibest.com.br