Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 03:36:54
Geral

TG 05-020

30/05/2014

Atiradores do TG passam por avaliação preventiva e exames

TG 05-020

30/05/2014

Por:Luis Augusto Cabral

Um caso suspeito de leptospirose entre os 50 atiradores do Tiro de Guerra, que realizaram treinamento de sobrevivência, no último final de semana, e atravessaram o rio Cambuí, levou o coordenador do TG, subtenente Junker, a encaminhar, preventivamente, todos os atiradores para exame de sangue, no Centro Médico, na última quarta-feira. Um dos rapazes, que apresenta um quadro infeccioso, que também pode ser gripe ou hepatite, gerou o alerta.

Após receber a informação da mãe de um dos atiradores, a Reportagem da Folha procurou informações no TG e na Secretaria Municipal de Saúde, recebendo a informação de que o resultado dos exames só deve estar disponível nesta sexta-feira. O subtenente Junker disse que todas as providências foram tomadas, tão logo soube do problema de saúde de um dos rapazes e que suspendeu as atividades, nesta quarta, quinta e sexta-feira, e no final de semana, para que o assunto seja esclarecido.

Exercícios

Junker disse que os exercícios de sobrevivência, efetuados no último final de semana, são os mesmos, e nos mesmos locais nos quais são realizados todos os anos, e que nunca foi registrado nenhum problema. “A diferença dos anos anteriores é que nesse final de semana estava muito frio e com chuva”, explicou, adiantando que, possivelmente, devido a isso o rapaz adoeceu. “Espero que seja apenas uma gripe, mas, como prevenção, todos foram submetidos a exame de sangue para se afastar a suspeita de leptospirose ”, adiantou.

Treinamento

Junker disse que  o Tiro de Guerra de Campo Largo realizou no período de 23 a 25 de maio o campo de encerramento do Curso de Formação de Cabos, com a participação dos atiradores. Dentre as instruções, foram realizadas a marcha de 12 km, pista de orientação noturna com bússola e diurna com carta, orientações sobre primeiros socorros e pista de cordas realizada pelo Corpo de Bombeiros de Campo Largo, além de instruções de progressão e sobrevivência na selva, ministrada por militares especializados vindos de Curitiba e apoio da Guarda Municipal de Campo Largo. Segundo o chefe de Instrução do TG 05-020, aproveitamento da turma foi muito bom e todos os atiradores concluíram com êxito o exercício.