Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 04:31:58
Geral

Campo Largo tem 191 registros de abuso e exploração sexual infantil

Campo Largo tem 191 registros de  abuso e exploração sexual infantil

25/05/2014

Por: Danielli Artigas de Oliveira

De 2006 a 2013, Campo Largo registrou 103 crianças de 02 a 11 anos de idade e 88 adolescentes de 12 a 17 anos que sofreram abuso ou exploração sexual. Estes são dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município, que nesta semana está promovendo palestras em escolas para orientar cerca de 1000 crianças e adolescentes.

A preocupação com este público é também devido a diversos outros casos de violência, como física, psicológica e negligência, que junto com abusos e exploração sexuais somam 385 casos em Campo Largo. Estima-se que ainda existam vários outros casos, mas com vítimas que não têm coragem de denunciar, têm medo ou não tenham conhecimento do que pode ser feito.

Os autores dos abusos geralmente são pessoas bem próximas das vítimas. Segundo registros no CREAS, a maioria dos casos envolvendo crianças aconteceu com vizinhos, seguido de pai e de tio. Nos registros de adolescentes como vítimas, a maioria dos abusos foi do pai, seguido do padrasto e desconhecidos.

O objetivo do CREAS é - segundo a coordenadora Regina Moro e a psicóloga do Serviço de Enfrentamento à Violência Crianças e Adolescentes, Fernanda Rivabem Dallagrana - dar suporte às vítimas, trabalhar na superação da violência para que tenha uma vida equilibrada, melhorar a autoestima, a convivência com outras pessoas para que também não tenha prejuízo escolar, de relacionamento e de aprendizagem, como também não passe a apresentar problemas de comportamento.

“É importante que a comunidade não se cale, tenha orientação. É um tema delicado em que as pessoas têm dificuldade em expor e também em ouvir. Não sabem como agir”, comenta Regina. O CREAS está aberto para dar orientações. Mais informações pelo telefone (41) 3292-8169 ou 3392-2371. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 100. O CREAS atende também mulheres, idosos e moradores de rua.

18 de maio

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e por isso esta semana foi voltada a tratar deste tema em todo o Brasil. Na quarta-feira (21) foi sancionada a lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável.

Programação

Do dia 20 a 22 foram realizadas palestras em escolas do interior do município. “O foco no interior é porque eles têm menos acessos a eventos na cidade”, diz Regina. Nesta sexta-feira (23), será no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Piedade, às 14 horas.

Haverá palestra com o psicólogo Marcos Alan Viana, da ONG Instituto Não Violência, e uma peça de teatro sobre o tema, com o ator Carlos Moreira, ambas desenvolvidas pela Parabolé Educação e Cultura.