Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 03:32:14
Geral

Parceria

22/05/2014

Parceria permite entrega de cinco mil quilos de alimentos por mês em Campo Largo

Parceria

22/05/2014

Fonte:Depcom/PMCL

Através de uma parceira entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), várias entidades de Campo Largo tem sido beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa consiste em promover a aquisição de diversos alimentos dos agricultores familiares, diretamente, ou através das suas associações/cooperativas, com a finalidade de atender instituições governamentais ou para doação, beneficiando pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por algum programa social.

Desde o ano passado, Campo Largo é umas das cidades do estado que participam do programa. Hoje, são 33 produtores que vendem para o PAA, todos filiados a Associação de Agroecologia dos Campos Gerais (Asaeco). Eles recebem uma ajuda de R$ 4,5 mil reais por ano. Com essa ajuda, os produtores conseguem manter os preços de acordo com a tabela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Prefeito Affonso Portugal Guimarães e a primeira dama, Sônia Guimarães, tomaram a frente e participaram de diversas reuniões com representante dos produtores, buscando viabilizar o programa. Através de diversos incentivos, a Prefeitura é quem arca com os custos da aquisição dos alimentos. Após a aquisição, é a Secretária de Desenvolvimento Rural quem fornece o caminhão e a mão de obra para buscar os alimentos, diminuindo bastante o custo dos produtores.

“Os agricultores sempre vem nos elogiar por conta desta ajuda que podemos disponibilizar. Antes, eles acabavam perdendo dinheiro, porque como o preço dos alimentos deles são tabelados, eles perdiam uma parte do seu lucro gastando com a logística de entrega. Hoje, com a parceria entre Prefeitura, Secretaria e Provopar, conseguimos com que os agricultores não percam mais dinheiro”, explica o Secretário de Desenvolvimento Rural, Celso Vedam.

O Provopar é quem fiscaliza a qualidade dos alimentos, e define quem irá recebê-los a cada quinze dias. O órgão ainda presta contas ao Conselho Municipal de Alimentação, detalhando cada entrega. No total, o programa beneficia 900 pessoas, entre creches e ONGs do município.

O Lar Escola Odilia Portugal Castagnoli, no centro da cidade, é uma das entidades beneficiadas com a chegada de alimentos a cada 15 dias. Maria de Lurdes Castagnoli Norberto, diretora do Lar, enaltece o apoio e suporte que vem recebendo. "Os alimentos fazem muito bem para as nossas crianças. Elas adoram as frutas e verduras. Graças a esta parceria, estamos recebendo estes alimentos que são muito bem vindos aqui. Ficamos agradecidos e esperamos receber sempre", finaliza a diretora.

“A resposta que temos recebido das entidades é muito boa. Vemos que a nossa ajuda tem sido de grande valia, porque as entidades até conseguem comprar os grãos, mas há bastante dificuldade em obter frutas, legumes e verduras. A nossa intenção é aumentar cada vez mais o número de instituições que recebem os alimentos”, afirma Margareth Sávio, vice-presidente do Provopar. Hoje, são 40 as variedades de frutas e verduras ofertadas, e a intenção do órgão é que mais 26 novos produtos sejam oferecidos até o fim de julho. Por mês, o Provopar faz a entrega de cinco mil quilos de alimentos.

Celso Vedam afirma ainda que tem trabalhado para conseguir com que os produtores consigam seus certificados orgânicos, visto que todos eles vendem um produto com esta procedência. “Tudo o que é ofertado no PAA é de origem orgânica, pois os agricultores controlam tudo o que usado na produção destes alimentos, desde pesticidas, até análise anual da terra, vistorias e etc. Se os nossos produtores já tivessem os certificados de que são produtores orgânicos, eles ganhariam em média 30% a mais no valor final de venda dos seus alimentos”, conclui o secretário.