Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 04:26:51
Geral

Violência e abuso

21/05/2014

Campo Largo tem programação especial contra a violência e abuso sexual

Violência e abuso

21/05/2014

Fonte:Depcom/PMCL

O município de Campo Largo registrou nos últimos oito anos 385 casos de violência contra crianças e adolescentes. Só em 2013, foram 53 casos segundo dados do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Os casos incluem violência física, psicológica, negligência, abuso e exploração sexual. Para reduzir esses números, o trabalho do CREAS avança não apenas no atendimento das crianças e adolescentes, mas também na prevenção e conscientização da sociedade para o problema.

No último domingo (18), foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o objetivo de levar aos adolescentes do município informações sobre direitos humanos e prevenção de violências, o CREAS preparou uma programação especial.

Serão quatro dias de atividades. A programação inclui palestras com o psicólogo Marcos Alan Viana (ONG Instituto Não Violência), e uma peça de teatro, com a presença o ator Carlos Moreira, ambas desenvolvidas pela Parabolé Educação e Cultura.

As apresentações começaram no dia de hoje (20), no Colégio Estadual Professor Aluísio, na localidade de São Silvestre. Na quarta-feira (21), o Colégio Estadual São Francisco de Assis, em Três Córregos, é quem recebe as atividades, a partir das 13h20.

Na quinta feira (22), a partir das 8h30, as atividades acontecem no Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade, em Bateias. Finalizando os eventos, na sexta-feira(23), a apresentação será no centro de Campo Largo, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, a partir das 14 horas.

 “Queremos captar a atenção desses jovens para o problema do abuso sexual. O acesso à informação é extremamente importante para que as denúncias possam acontecer”, explica Regina Moro, coordenadora do CREAS. Profissionais da área de assistência social do município também serão convidados a participar dos eventos.

O trabalho que começou neste mês irá continuar ao longo do ano, em datas importantes relativas a direitos humanos. O CREAS também conta com uma programação informativa para esclarecer a comunidade também sobre temas como violência contra a mulher, trabalho infantil, direitos dos idosos e das pessoas com deficiência. Todas as atividades contam com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Prefeitura Municipal.